Escolas de Niterói começam a ser monitoradas por câmeras

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O projeto piloto teve início pelo Salesiano da Região Oceânica, após conversa com trabalhadores de transporte escolar

Foto: Divulgação

Teve início nesta quinta-feira (13) o projeto Educação Mais Segura, que consiste na instalação de câmeras de segurança no entorno de colégios públicos e particulares de Niterói. A primeira instituição a receber os equipamentos foi o Colégio Salesiano, na Região Oceânica. Na semana que vem, câmeras também serão instaladas no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (Iepic), em São Domingos, e na Associação Educacional Miraflores, no Jardim Icaraí. Com o dispositivo instalado pela Associação Viver Bem, o 12º BPM (Niterói) passará a receber informações sobre a movimentação na porta e no entorno dos colégios. O projeto ainda será estendido a outras instituições do município, podendo chegar até Maricá. 
De acordo com o comandante do 12º BPM, coronel Marcio Rocha, o projeto piloto teve início a partir de uma conversa com motoristas de transportes escolares do colégio Salesiano, que reclamavam de constantes assaltos na região.  

“Nosso objetivo é monitorar e servir à população com orientação e policiamento, em especial no ambiente escolar. As câmeras vão monitorar as áreas externas de todos as unidas contempladas. Vamos monitorar todas as escolas que estão sob proteção do batalhão, podendo chegar até Maricá, onde o patrulhamento também é feito pelos nosso homens. Já atuamos no sentido da segurança, pois realizamos mensalmente o encontro do conselho de segurança escolar. Nesta reunião, representantes de escolas falam sobre os problemas e tentamos ajudá-los e orientá-los. Os colégios municipais e particulares quase nunca aparecem. É preciso haver um engajamento entre todos”, ressaltou .

O presidente da Associação Viver Bem, Felipe Reis, ressaltou que não houve nenhum interesse econômico no caso do Colégio Salesiano. Segundo ele, cabos de fibra ótica passam perto da instituição, facilitando a instalação de uma câmera que foi retirada de um outro equipamento para que fosse dado início ao projeto piloto. 

“Fizemos este primeiro teste. Conversamos com o pessoal das vans escolares, que reclamavam muito de assaltos na região. Como temos cabos passando pela região, resolvemos instalar uma câmera perto de onde eles ficam concentrados. Já temos um segundo colégio em que já na próxima semana também estaremos instalando o equipamento. A instituição custeará os equipamentos e entraremos com toda a parte digital”, disse o presidente, acrescentando que o polo gastronômico de Icaraí também ganhará câmeras de monitoramento.

Reunião - Está marcada para o próximo dia 19 de julho, uma reunião com representantes do Sindicato das Escolas Particulares de Niterói, com o comandante do 12º BPM (Niterói), coronel Marcio Rocha, e o Secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas. O encontro que foi pedido pelo sindicato tem como objeto tratar da segurança dos colégios na cidade. Recentemente, a mãe de uma aluna foi rendida na porta do Colégio Guy Lussac, em São Francisco, Zona Sul de Niterói, por homens armados, sendo que um deles estava de fuzil. A vítima teve o carro levado enquanto aguardava a filha sair da escola, em plena luz do dia. A 79ª (Jurujuba) continua investigando os autores do crime.  

Maricá - No município vizinho, acontece no próximo dia 26 de julho, a primeira reunião do conselho de segurança escolar. O comandante do 12º BPM, coronel Marcio Rocha, pede a todos os representantes das instituições da cidade que compareçam ao encontro, que tem como objetivo falar sobre a segurança nos colégios.