Estrada da Cachoeira vive novo risco de deslizamentos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

De acordo com a Defesa Civil, o grande volume de água da chuva de domingo provocou o desmoronamento na região

Foto: Marcelo Feitosa

Três dias após um deslizamento de terra na Avenida Rui Barbosa, na altura da Estrada da Cachoeira, em São Francisco, Zona Sul de Niterói, moradores se preocupam com risco de novos desmoronamentos no local. O desabamento aconteceu no sentido Largo da Batalha, no lado oposto ao número 779, após a chuva que caiu sobre a cidade no último final de semana, levando terra, árvores e pedras. Ninguém ficou ferido. Segundo a prefeitura, a Defesa Civil realizou vistoria no local e concluiu que há risco de novos deslizamentos até que obras de contenção sejam realizadas no local. Ainda segundo o Executivo, o incidente foi causado pelo volume de chuva que caiu domingo, o que acabou saturando o solo e deslizando. O relatório está sendo finalizado e será encaminhado para a Emusa (Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento) para que sejam tomadas as providências. No entanto, a prefeitura não informou o prazo para o término da obra.

O pedreiro José Fortes, de 42 anos, trabalha na região, e contou que tem medo de novos desmoronamentos. 

“Dá para ver que continua minando água o tempo inteiro. A calçada está seca, só esse trecho molhado ainda. Nossa preocupação é que o resto de terra deslize e seja mais grave, machuque alguém. Acontece muito de deslizar no ponto mais próximo do Largo da Batalha, aqui embaixo não é comum”, detalhou. 

Como os sedimentos que deslizaram foram se acumulando na calçada da movimentada estrada, até mesmo os pedestres foram prejudicados. Os relatos apontam que equipes da prefeitura foram ao local retirar os excessos de detritos, mas o trecho continua tomado por barro. 

Para o estudante André Silva, de 19 anos, o jeito é se arriscar passando pela rua. 

“Fica o medo de escorregar, né? É melhor passar pela rua correndo do que passar pela calçada cheia de barro e levar um tombo. Só passar prestando a atenção que fica tudo certo”, garantiu. 

Histórico – Apesar da Estrada da Cachoeira não ter registros recentes desse tipo de ocorrência, a via tem histórico de deslizamentos de terra. Em dezembro de 2005, um desmoronamento fechou as duas pistas da Estrada da Cachoeira em direção a São Francisco por uma hora e meia. Em abril de 2010, um desmoronamento de barranco chegou a fechar a via para fluxo de veículos na Estrada da Cachoeira. Em 2012, outro deslizamento deixou duas pistas no sentido Largo da Batalha interditadas. Na época, ninguém ficou ferido, mas um taxista não viu a terra na via e, ao tentar desviar, perdeu o controle, rodou na pista escorregadia e bateu no meio-fio do lado oposto.