![]()
Alunos da unidade de Rio das Ostras realizaram um protesto ontem no campus do Gragoatá reivindicando melhorias
Lucas Benevides
Centenas de estudantes do campus da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Rio das Ostras, Região dos Lagos do Rio, protestaram em frente ao Campus Gragoatá, em Niterói, no início da tarde desta quarta-feira (29), reivindicando a construção do bandejão na unidade do interior do Rio.
De acordo com os alunos, há mais de um ano uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão para a construção de um bandejão na UFF Rio das Ostras, mas a reitoria tem se negado a empenhar o dinheiro.
“Desde a liberação da verba, nós (alunos) estamos tentando fazer diálogo com a reitoria, participando de reuniões, e toda as vezes eles trazem uma justificativa adiando a construção”, disse Rafael Damazio, aluno de psicologia da UFF/Rio das Ostras.
Após longos meses de intenso debate, o Conselho Universitário (CUV), os estudantes mobilizados conseguiram marcar uma reunião na tarde desta quarta entre a comissão de transição de gestão da reitoria e o movimento estudantil do interior para discutir a questão do bandejão.
“Se não for utilizado o dinheiro para a construção do restaurante até 31 de dezembro, ele volta para a união pois a emenda parlamentar é válida apenas para este ano. Como o prazo está acabando, nos articulamos para fazer um ato no campus Gragoatá”, contou o estudante.
Além da reunião desta quinta (30), os militantes conseguiram a criação de um grupo de trabalho da reitoria com participação de três estudantes por polo do interior para discutir suas demandas.
“Rio das Ostras não tem transporte universitário. Campos, Angra e Macaé não têm moradia estudantil. Para nós que estudamos fora da cidade, parece que as verbas que a UFF recebe são investidas apenas nos campus de Niterói e não são passadas para o interior”, afirmou Rafael.
Procurada, a Universidade Federal Fluminense não respondeu até o fechamento desta edição.
Estudantes da UFF pedem Bandejão
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura