Falta de luz ainda gera transtornos em Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Moradores da comunidade cortaram a árvore para que equipes da Enel realizassem o reparo na energia

Foto: Colaboração / Isabelle Villas Boas

Moradores do Barreto, na Zona Norte de Niterói, realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira por conta da falta de energia elétrica em parte do bairro, que ocorre desde a tempestade da noite do último domingo (28). 

Uma árvore caiu na Rua José Vicente Sobrinho, interrompendo o fornecimento de eletricidade para as casas da região. Os moradores tentaram por várias vezes entrar em contato com a concessionária Enel, responsável pelo fornecimento de eletricidade em Niterói, mas afirmam que não obtiveram sucesso.  

Segundo os moradores, na noite de segunda-feira (29), a Enel foram deslocou uma equipe para restabelecer o fornecimento de energia elétrica, mas os funcionários da concessionária afirmaram que só poderiam realizar o reparo na rede se a árvore fosse removida.  

Por conta de diversos transtornos ocasionados pela falta de luz que já dura quase três dias, os moradores resolveram por conta própria, retirar a árvore dos cabos elétricos, a fim de agilizar o reparo da rede.  

A manifestação teve início por volta das 8h, e os moradores tentaram fechar a Rua General Castrioto para protestar, mas foram impedidos por policiais militares, que evitaram o bloqueio da via. 

Após a manifestação, uma equipe da Enel foi enviada ao local para realizar o reparo. 

Protesto no Túnel-Charitas Cafubá 

Na noite da última segunda-feira (29) uma manifestação parou o trânsito e dificultou a vida de motoristas que tentavam passar pelo túnel Charitas-Cafubá, na Zona Sul de Niterói. Moradores do Morro do Preventório fizeram barricadas para impedir a passagem de condutores em protesto contra a falta de luz que atinge a região. 

Os moradores atearam fogo em móveis e outros objetos e bloquearam a pista sentido Cafubá do túnel por volta de 18h30. Os mais exaltados chegaram a danificar dois veículos que estavam estacionados na via, além de arremessar objetos nos agentes de trânsito que tentavam desobstruir a pista.  

Segundo a polícia, agentes tentaram chegar a um acordo com os manifestantes. Para que o protesto prosseguisse sem tumulto, um pedaço da via teria que ser liberado para facilitar a passagem dos motoristas, mas o acordo não foi aceito pelos moradores e policiais precisaram dispersar os manifestantes com armas não letais. A polícia contou com um grande efetivo de agentes do 12º BPM (Niterói) para conter o protesto. Ninguém ficou ferido no local. 


Horas sem luz 

O caso dos moradores do Barreto não é o único na cidade e diversos bairros ainda sofrem com a interrupção no fornecimento de eletricidade.  

Moradores da Região Oceânica de bairros como Piratininga e Itaipu, reclamam da falta de luz . Moradores do Largo da Batalha também enviaram reclamações ao whatsapp de O FLUMINENSE e afirmam que ainda estão às escuras e com prejuízos. Uma moradora estrada Francisco da Cruz Nunes relata que tem uma idosa em casa e já perdeu alimentos acondicionados na geladeira e medicamentos que necessitam de refrigeração.  

Em nota a concessinária Enel limita-se a dizer que ampliou o efetivo nas ruas para realizar reparos. 

“ A Enel Distribuição Rio informa que triplicou o número de equipes trabalhando para normalizar o fornecimento de energia para os clientes que tiveram o serviço afetado pela chuva, acompanhada de ventos de até 105 km/h e descargas atmosféricas, que atingiu a área de concessão da empresa na noite de ontem (domingo). Em alguns pontos, árvores inteiras, além de galhos e objetos, caíram sobre a rede elétrica. Niterói, São Gonçalo, Região dos Lagos, Magé, Angra dos Reis e Macaé foram as regiões que tiveram o serviço mais impactado”.