![]()
Além do aspecto visual, moradores temem por acidentes por conta da quantidade de fios nos postes do centro da cidade
Foto: Evelen Gouvêa
Comerciantes e moradores da região central de Niterói reclamam da constante falta de energia e do emaranhado de fios nos postes da cidade, assim como fiação arrebentada pelas ruas. O medo é que estas irregularidades sejam as causadoras de explosões de transformadores, incidente comum na região e que tem causado prejuízos.
Segundo comerciantes, postes e fiações foram trocados recentemente na esquina das ruas Marquês de Caxias e Visconde de Uruguai, o que diminuiu o problema no trecho. Porém, em todo o entorno é possível ver fios arrebentados enrolados nos postes e fiação baixa. Próximo à Praça do Rink, nas ruas José Clemente, Aurelino Leal e Avenida Almirante Tefé, a situação é a mesma. Moradora da área, a vendedora Karine Soares Câmara, de 27 anos, precisou correr no último mês para proteger o apartamento do incêndio em um poste.
“Estava trabalhando e de longe vi o fogo bem em frente à minha janela, fui correndo fechar. As concessionárias estão sempre mexendo, mas a bagunça dos fios é geral. Tudo embolado, sempre dá problema”, contou.
Ontem, equipes da Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia da cidade, realizava fiscalização em um dos postes da Rua José Clemente. Segundo funcionários, havia uma suspeita de roubo de energia, prática constatada e interrompida pelos funcionários. Comerciantes questionam se a infração pode resultar nos frequentes incêndios.
A Enel Distribuição Rio informou que técnicos da companhia realizam inspeções periódicas em toda a rede de sua área de concessão para verificar a necessidade de substituição e manutenção de equipamentos. Uma vez identificada a necessidade de reparo, a empresa realiza uma manutenção emergencial e, caso necessário, substituições de cabos e materiais. A empresa acrescenta que não há registros de queimas constantes de transformadores nos pontos mencionados.
Em relação à fiação, a Enel reforça que os fios de energia das ruas citadas estão alinhados e de acordo com os padrões vigentes. A companhia esclarece ainda que os postes também sustentam fios de telecomunicações, sendo a manutenção destes de responsabilidade das empresas de telefonia e internet.
A Enel acrescenta que fiscaliza a rede de distribuição de energia e notifica as empresas de telecomunicações quando há cabos irregulares ou que estejam atrapalhando o alinhamento de postes.
Fios chamam a atenção no Centro
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura