Um ato ecumênico no próximo dia 5 de março, no Horto do Fonseca, na Zona Norte de Niterói, será o símbolo na luta contra a violência que vem assolando o bairro da Zona Norte nas últimas semanas.
O anúncio foi feito pelo prefeito de Niterói durante reunião convocada por ele em seu gabinete na noite de segunda-feira que contou com a participação de líderes comunitários e religiosos, moradores, diretoras de escolas e unidades de saúde e representante do Conselho Comunitário de Segurança, entre outros.
O prefeito informou ainda na reunião que vai transformar o prédio da Fundação Leão XIII na Vila Ipiranga em um Centro de Cidadania que vai reunir uma série de projetos de inclusão social e assistência social para a comunidade.
A ideia é reunir milhares de pessoas neste ato do Horto do Fonseca, que terá o nome “Diga Não à Violência, Fonseca Quer Paz” e reunirá pessoas de todas as religiões e segmentos da sociedade civil.
“Vamos dar as mãos. Não vamos perder este bairro por causa da violência. Tenho certeza de que, com essa iniciativa, teremos uma trajetória muito melhor”, disse o prefeito.
O chefe do Executivo municipal informou ainda que a Vila Ipiranga, um das áreas do Fonseca mais castigadas pela atual onda de violência, vai receber a próxima edição do Ação Cidadã e que todo o bairro vai ganhar novas atividades culturais, de lazer e de esportes.
O prefeito disse ainda que continuará cobrando aumento nos efetivos policiais para a cidade e apoiou a iniciativa do Conselho Comunitário de Segurança de entrar com ação no Ministério Público Estadual pedindo aumento no contingente de policiais na delegacia do Fonseca (78ª DP).
Segundo o presidente Conselho Comunitário de Segurança, Moacyr Chagas, o evento tem uma importância muito grande, para tentar melhora a situação do Fonseca com relação a violência.
“Consideramos um evento desse porte pois tem muita importância para tentar melhorar a situação do Fonseca. Geralmente vemos movimentos assim na Zona Sul da cidade, mas essa iniciativa da Zona Norte é muito interessante. Essa mobilização dos moradores incentiva até mesmo os governantes, é uma parceria. Analiso de forma positiva tudo isso. Sabemos que temos de melhorar muitas coisas no Fonseca, e algumas medidas estão sendo tomadas. Uma delas é o pedido ao secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, que já foi feito, para que possamos completar o efetivo da Delegacia da região, que hoje trabalha com metade se seu efetivo. Além disso, precisamos ter um monitoramento mais preciso do Cisp na Rua São Januário e também no Santo Cristo, locais importantes, onde se concentram a maioria dos problemas do Fonseca. Tenho certeza que com isso, a situação ali vai melhorar”, comentou Moacyr Chagas.
Fonseca terá ato ecumênico contra a violência em março
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura