O Estado do Rio de Janeiro foi à lona, mas não perdeu a luta. Na batalha pela recuperação após o baque nos cofres públicos provocado pela crise econômico-financeira, cabe aos municípios buscarem os melhores caminhos para se reerguerem.
No último sábado foi realizada mais uma reunião do Conleste, consórcio que reúne 15 municípios das regiões Leste Fluminense, Baixada Litorânea, Baixada Fluminense, dos Lagos e Serrana. O objetivo: identificar saídas que promovam o desenvolvimento das cidades e da região como um todo.
O encontro, realizado em Saquarema, contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento e da Casa Civil, Christino Áureo, que aproveitou para explicar como vai funcionar na prática o Plano de Recuperação do Governo Estadual. A proposta será analisada hoje, em Brasília.
Também foi apresentada mais uma etapa do Planejamento Estratégico do Conleste. A empresa contratada para fazer o diagnóstico da região mostrará, nos próximos meses, um plano de ações conjuntas. A proximidade dos municípios e o interesse comum é, sem dúvida, um ponto favorável a ser explorado de diversas maneiras.
Uma delas, já identificada, é simples e eficiente em termos de rendimento econômico: a compra de medicamentos em bloco. Dessa forma podem ser negociados preços mais baixos, resultando em economia para os municípios.
Juntos, os municípios do Conleste são mais fortes.
A força da união
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura