Frente fria traz chuva e baixa a temperatura em Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Frente fria promete tempo nublado e chuva para o final de semana

Foto: Marcelo Feitosa

O inverno se aproxima e com ele mais uma frente fria chega ao Estado do Rio prometendo chuva e tempo nublado para o final de semana. Segundo a Defesa Civil de Niterói, apesar do mau tempo, não houve nenhum chamado na cidade entre a noite de quinta e a manhã desta sexta-feira (19). Mesmo assim, o órgão continuará em estágio padrão de atenção enquanto permanecer a chuva.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o inverno começa oficialmente no domingo, 21, às 13h38, trazendo suas temperaturas "climatologicamente amenas".

A manhã chuvosa desta sexta-feira, apesar de ser pouco característica da estação, que geralmente é considerada a menos chuvosa do ano, serviu para baixar as temperaturas no município, que nesta sexta mostraram variação entre 26 e 16 graus.

Para o sábado (20) a previsão é de tempo nublado a parcialmente nublado, com chuva isolada, e as temperaturas variam entre 22 e 13 graus. No domingo (21), primeiro dia da nova estação, as temperaturas voltam a subir, com máxima prevista de 25 e mínima de 14 graus, e não deve chover.

Na noite de quinta-feira uma forte rajada de vento atingiu as cidades de Niterói e do Rio de Janeiro, com ventos chegando a 60 quilômetros por hora por volta das 0h, de acordo com registro da estação do Forte de Copacabana, apresentado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e divulgado pelo Centro de Operações da Prefeitura do Rio (Cet-Rio).

A chegada da frente fria fez ainda com que a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, emitisse aviso de mar grosso, com ondas entre três e quatro metros de altura.

Por causa da chuva, que prejudicou a visibilidade durante a manhã, o Aeroporto Santos Dumont ficou fechado para pousos e decolagens entre às 6h25 e 6h40. Dos 510 voos previstos até às 9h desta sexta-feira, 8 atrasaram e 43 foram cancelados e o aeroporto precisou operar com auxílio de instrumentos. Já o Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão – manteve funcionamento regular com auxílio de instrumentos para pousos e decolagens.