Homenagens no Dia de Finados

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Entre as tradicionais visitas, missas foram celebradas no cemitério do Maruí, no Barreto, Zona Norte de Niterói

Foto: Marcelo Feitosa

Milhares de pessoas se reuniram para homenagear seus entes queridos falecidos neste feriado de Finados. O Cemitério do Maruí, no Barreto, Zona Norte de Niterói e os Cemitérios São Gonçalo e São Miguel, em São Gonçalo,  abriram os portões às 8h, e contaram com diversas missas até às 17h. A movimentação de pessoas foi considerada maior em relação ao ano passado.

O padre José Marcelo Martins Gomes da Paróquia São Sebastião, em Niterói, celebrou missas no Cemitério do Maruí. Segundo ele, esta é uma data importante, que relembra os nossos parentes e amigos já falecidos.

“Este é um dia de oração intensa, onde as pessoas são movidas pelo sentimento de afetivididade e carinho pelas pessoas queridas que já se foram. Nós realizamos seis missas, elas reúniram nomes de pessoas que já faleceram para celebração na intenção deles”, explicou.

Ainda de acordo com o padre, no ano passado a movimentação no cemitério houve uma grande queda, porém, este ano houve um fluxo maior de pessoas visitando os túmulos e participando das missas. Um dos mais visitados é o do menino Paulo César de Souza Medina, falecido há 45 anos e conhecido por realizar milagres.

Diversos fiéis vão até o túmulo da criança, que faleceu aos 7 anos afogado na lagoa de Piratininga, para fazer seus pedidos e depositam brinquedos e flores como forma de agradecimento, assim como fez a auxiliar administrativa Daniele Menezes.

“Venho há cerca de sete anos, e trago sempre algo para agradecer, este ano trouxe balas e apitos. Além disso, também venho homenagear meus avós e todos os entes queridos que já não estão mais conosco”, disse.

A mãe de Paulinho, como é carinhosamente chamado, esteve presente durante todo o dia no cemitério, e contou que todos os brinquedos que as pessoas deixam no túmulo são doados para crianças.

“Todas as doações arrecadadas são levadas para um orfanato. Conheço muitas histórias de pessoas que acreditam no poder do meu filho, são diversos tipos de pedidos, como melhoras de saúde, pessoas que têm dificuldade de andar, entre outros casos. Acredito que com fé todas essas graças são alcançadas”, concluiu.

A grande visitação nos cemitérios não interferiu no trânsito em Niterói, que permaneceu sem retenções ao redor das unidades. 

São Gonçalo – No cemitério São Gonçalo e São Miguel, foram realizadas três missas ao longo do dia, às 8h, 10h e 16h. De acordo com a prefeitura da cidade, a previsão é que cerca de 50 mil pessoas tenham passado pelos cemitérios da cidade durante todo o dia.

O município teve um esquema especial para a data, com apoio da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Secretaria de Saúde, que disponibilizou uma equipe de enfermagem com ambulância para cada um dos cemitérios. Além disso, equipes de combate à dengue também estiveram nas unidades para orientar a população sobre o perigo da doença, devido ao grande número de vasos de flores deixados nos túmulos com água.