Horto de Itaipu e do Fonseca ganham feira orgânica

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Niterói vai ganhar mais duas feiras orgânicas. A partir de hoje, o Horto de Itaipu abre suas portas com um novo espaço para a alimentação saudável, com a venda de alimentos produzidos sem agrotóxicos, direto do produtor. Já no dia 7 de abril, será a vez do Horto do Fonseca. As feiras serão realizadas todo sábado, das 7 às 13 horas.

A iniciativa faz parte do Circuito Papa-Goiaba de Feiras Agroecológicas. O projeto é realizado pela Associação Fluminense de Famílias Agroecológicas (AFFA) em parceria com a Prefeitura de Niterói. O objetivo é facilitar o acesso dos moradores da cidade aos alimentos sem agrotóxico e direto do produtor.

Desde o ano passado, as feiras orgânicas acontecem em Niterói em espaços como o Campo de São Bento e a Praça do Vital Brazil. 

“Com o calendário semanal de feiras estamos difundindo a alimentação saudável, o consumo consciente e a agroecologia. Com mais opções de locais de venda, conseguimos facilitar o escoamento do que vem do campo e ter um preço final melhor para o consumidor”, afirma a presidente da AFFA, Clarice Manhã.

Formada em março de 2017, com o apoio do Núcleo de Estudos em Agroecológica (NEA), que é dirigido pelo curso de nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF), a AFFA garante a rastreabilidade de cada produto oferecido na feira por meio do seu Sistema Participativo de Garantia (SPG).

Neste modelo de certificação, um grupo formado por produtores, consumidores e técnicos se credencia no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e se organiza para a verificação das normas de produção orgânica conforme a legislação.