![]()
Monitoramento do Inmet mostra que chuva mais intensa deve cair entre 1h e 4h desta quarta
Foto: Inmet
O Rio de Janeiro está em alerta devido à possibilidade de chuva forte a partir do fim da noite desta terça-feira (12). A Defesa Civil do Estado recomenda que as pessoas permaneçam em locais seguros e evitem deslocamentos em caso de alagamento. As regiões mais propensas a tempestades severas são Costa Verde, Sul, Capital, Baixada Fluminense, Metropolitana e Serrana. ?
O instituto Nacional de Meterologia (Inmet), informou que nos próximos dias 13, 14, 15 e 16 de fevereiro, a atuação de áreas de instabilidade (madrugada e manhã do dia 13), a aproximação de uma frente fria (tarde e noite do dia 13) combinada com uma baixa pressão próxima à costa do Estado do Rio de Janeiro, assim como o padrão de escoamento dos médios e altos níveis da atmosfera (5km a 12km de altitude), deixarão o Estado do Rio de Janeiro com condições à ocorrência de tempo severo em algumas áreas.
A instabilidade pode resultar em chuva intensa, raios e rajadas de vento que podem superar os 80km/h, assim como acumulados significativos de chuva em algumas localidades.
O cenário mostrado nesta terça-feira (12) dá início à instabilidade na madrugada do dia 13, destacando o Litoral Sul e se desenvolvendo para todo o Estado ao longo do dia, principalmente nas regiões Metropolitana (atenção para o litoral) e Serrana. Essas instabilidades poderão permanecer até o dia 16, no Rio de Janeiro. Afirmamos que o INMET permanece monitorando o tempo e fazendo atualizações constantes, ratificando ou retificando esse cenário.
Inmet faz alerta de condições severas para o Estado do Rio de Janeiro
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura