Itaboraí com educação em pauta

Itaboraí
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O evento aconteceu no Colégio Cenecista Alberto Torres e teve o objetivo de reunir os profissionais para troca de experiências

Foto: Sandro Giron / Prefeitura de Itaboraí

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Subsecretaria de Gestão e Ensino, realizou na última quinta-feira, no Colégio Cenecista Alberto Torres, em Itaboraí, a Formação Continuada com o tema “Alfabetização como processo discursivo”. A Formação foi destinada a professores que atuam nas fases iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e teve o objetivo de reuni-los para a troca experiências e aprofundação de conhecimentos nos termos referentes à modalidade de ensino da alfabetização.

A palestrante convidada Inez Muniz, integrante do grupo de pesquisas da Universidade Federal Fluminense (UFF), que é coordenado pela professora Cicília Goulart, iniciou sua fala homenageando o Dia da Poesia, comemorado na mesma data, e recitando o poema Autopsicografia do autor Fernando Pessoa.  Ao decorrer da apresentação, os presentes puderam fomentar a discussão sobre os avanços e processos da alfabetização. Além de abordarem assuntos como os discursos e modos de apropriação da forma escrita, modo de participação dos alunos na cultura, gênero de figura e a politização em sala de aula.

A coordenadora da EJA, Adriana Barbosa, destacou que os profissionais da Educação precisam buscar constantemente o aprendizado.