Itaprevi completa hoje 25 anos como modelo de boas práticas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A publicitária Erica Saraiva está há um ano e três meses à frente da Itaprevi

Divulgação

Nascida e criada em Itaboraí, a publicitária Erica Saraiva, de 35 anos, está há um ano e três meses à frente do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Itaboraí (Itaprevi). A instituição, que completa 25 anos hoje, concorre ao bicampeonato do Prêmio Nacional Boas Práticas de Gestão Previdenciária da Associação Nacional das Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), em setembro. Desde janeiro deste ano, Erica se tornou também secretária-geral da diretoria executiva da Aepreme-RJ para o biênio 2015/2016. Esta é a primeira vez que um representante do Instituto ocupa o cargo.

Orgulhosa, Erica conta que gestores de outros municípios do Estado do Rio e do país nos ligam para tirar dúvidas e pedir orientações. Ela conta como a entidade se tornou referência. “A Aneprem analisou boas práticas baseadas nos princípios de transparência, igualdade, ética e responsabilidade corporativa e social. Entre as exigências e critérios que levaram a instituição a ser a que mais cresceu no estado, no biênio 2013-2014, está a economia de mais de R$ 2 milhões em dois anos, gerando um crescimento de 44,27% no patrimônio líquido do Instituto. Foram quase 30 exigências cumpridas”, conta.

Segundo ela, no Estado do Rio, dos 74 institutos de previdência com Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), somente dois prestam contas junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), e o Itaprevi é um deles.

“Isso demonstra a transparência da administração. Outro item importante foi a modernização de nosso arquivo com a criação da Gestão Eletrônica de Documentos (GED), que conta hoje com mais de 1 milhão de páginas digitalizadas. Também não gosto de fazer reuniões com investidores a portas fechadas. Sempre chamo os conselheiros dos comitês para participarem”.

Erica Saraiva também destaca o fato de o instituto oferecer assistência médica opcional a mais de 8 mil segurados efetivos e comissionados. Ela ressalta que, de todos os 74 institutos de previdência do Rio, apenas quatro oferecem o benefício.

“Nesse período, também houve o aumento de mais de 150% do número de médicos e clínicas credenciados ao Itaprevi, o que trouxe mais especialidades e reduziu significativamente o tempo de espera da consulta. Tudo isso fruto da reformulação da Assistência Médica, que dobrou o valor das consultas pagas aos médicos e clínicas conveniadas”, conta.

A presidente do Itaprevi revela que está confiante na conquista de outros prêmios. 

“Desenvolvemos novas ações relevantes depois que ganhamos o prêmio. Uma delas é a preparação de nossos servidores para a aposentadoria, com a criação da Cartilha Aposentadoria Planejada, que visa esclarecer os servidores públicos sobre os requisitos básicos para a aposentadoria. Para os profissionais de Educação, por exemplo, foi criada uma edição especial, devido à complexidade da divisão de cargos naquela secretaria. Agora, estamos preparando uma cartilha padrão para o restante do funcionalismo. Muitos servidores atingem 30 anos de trabalho e não sabem como dar entrada no processo para se aposentar”, adianta, lembrando que outra cartilha a ser criada, até o final de julho, é uma versão simplificada do Estatuto do Idoso com os pontos principais do que eles têm direito.

“Com essas novas ações implementadas, por meio do Programa de Educação Previdenciária, a gente trabalha nas duas pontas: além de munir de informações o servidor ativo sobre a previdência, orientamos os aposentados e pensionistas de seus direitos”, disse.

O Itaprevi presta serviços a 5.821 segurados, sendo 4.686 ativos, 881 aposentados e 224 pensionistas.