A decisão da Prefeitura do Rio de Janeiro de reestruturar o sistema de transportes no Centro da Cidade não vai alterar os itinerários dos ônibus que saem das cidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá, pois as alterações envolvem as linhas municipais que passam pelo Centro para a implantação da Linha 3 do VLT. Contudo, os trabalhadores que saem do Leste Fluminense e costumam fazer baldeação no Centro para pegar condução para outras regiões da Cidade Maravilhosa vão ter de alterar sua rotina.
A primeira etapa de alterações contemplará as linhas que saem das zonas Norte e Oeste da cidade. As linhas provenientes da zona Sul sofrerão mudança em uma próxima fase. De acordo com a prefeitura da cidade, essas medidas tornarão a cidade mais amiga do pedestre e segue os moldes do que já é realidade cidades como Paris, Bourdeaux e Amsterdã, onde há predominância do VLT e ônibus não entram na região central.
Mudanças – Os ônibus que vêm da Zona Norte, e passam pela Zona Portuária, o embarque e o desembarque serão feitos na Rodoviária Novo Rio ou na Candelária, próximo ao embarque da Linha 1 do VLT (Santos Dumont) e da Linha 2 (Praça XV). Se os ônibus vêm pelo eixo Av. Francisco Bicalho x Av. Presidente Vargas, o desembarque será na Central do Brasil ou na Igreja da Candelária, podendo embarcar também na Linha 2 (Praia Formosa - Praça XV) ou na Linha 3 (Santos Dumont, via Av. Marechal Floriano) do VLT. O itinerário dos ônibus que seguem pelo eixo Tijuca (Praça da Cruz Vermelha e Lapa) não será alterado. Quem vem da Zona Oeste pelo eixo Av. Francisco Bicalho x Av. Presidente Vargas, o passageiro deverá desembarcar entre a Central e a Candelária.
Itinerários intermunicipais não serão alterados
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura