Lojas de Niterói antecipam as liquidações de inverno

Niterói
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Etiquetas vermelhas já estampam vitrines de várias lojas na Moreira César, um dos principais centros comerciais da cidade

Marcelo Feitosa


As tão atraentes etiquetas vermelhas estampam as vitrines de Niterói. A liquidação de inverno chegou mais cedo às lojas. Com a crise econômica, os comerciantes apostaram nas promoções antes do esperado e, segundo eles, a estratégia já começou a alavancar as vendas, que subiram cerca de 80%. Com descontos que chegam até 70%, os consumidores se sentem mais atraídos e acabam gastando mais.  

De acordo com o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói (Sindilojas) de Niterói, Charbel Tauil, alguns estabelecimentos de Niterói já estão oferecendo promoções e oferecendo bons descontos em vários produtos para reverter o cenário ruim das vendas que castigaram o comércio este ano.  

“Para o consumidor é um momento bom de se aproveitar, sendo possível já agora comprar produtos de coleções novas com preços reduzidos. As liquidações, propriamente ditas, ocorrem mais à frente, no final de julho e início de agosto. Elas estão sendo vistas com atenção especial pelos lojistas, que querem melhorar suas vendas nesse difícil período da vida econômica nacional”, esclarece Tauil.  

Passar pela Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, pode significar uma tentação para alguns consumidores. Grande parte das lojas oferecem promoções, com quedas de preço entre 50% e 70%. Alguns comerciantes ainda apostam em descontos progressivos e o cliente ainda pode levar uma peça grátis, dependendo da quantidade de produtos que levar.  

Segundo a gerente de uma loja feminina da via, Sandra Araújo, o número de vendas ao longo do ano tem sido abaixo do esperado. O estabelecimento em que trabalha começou a ofertar os produtos com desconto no dia 22 de junho, um dia após o começo do inverno. Com apenas três dias de liquidação, a gerente conta que o número de vendas cresceu em até 80% .

“Entramos com a liquidação no dia 22 de junho, uma dia após o começo do inverno. Mal entramos com a coleção de inverno e já liquidamos e isso é resultado da pressão de mercado. As pessoas são atraídas quando tem promoção, porque ficam com medo de comprar a peça e uma semana depois ela ficar mais barata”, explica a Sandra. 

Ainda de acordo com a gerente, liquidar as coleções novas tem sido uma tendência de mercado. Os lojistas, portanto, apostam cada vez mais nisso para não perder a clientela e “ficar para trás” em relação aos outros estabelecimentos. De acordo com Sandra, o período de promoções não tem data certa para terminar.  

“Vamos seguir com a liquidação até lançar a coleção nova de primavera ou até acabar com o estoque”, acrescenta. 

Quem aproveita é o consumidor. Com o frio inesperado deste outono e inverno, as peças da estação ganharam destaques na vitrine e espaço no armário dos clientes. Os descontos possibilitam que o comprador leve até mais produtos do que esperava. A recepcionista Cenira Silva, de 65 anos, espera o ano todo por liquidações para renovar o guarda-roupa.  

“Quem não gosta de uma promoção? Sempre espero as liquidações para começar a comprar o que eu quero. Em algumas lojas, os preços ainda estão altos, mas dá para pesquisar e achar bons descontos. Ainda dá para os preços caírem mais um pouquinho (risos)”, brinca a recepcionista.