Luta Antimanicomial terá série de eventos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói promove, a partir desta segunda-feira (14), atividades para marcar o dia da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio. Segundo a  Prefeitura, será uma semana inteira dedicada a eventos, incluindo debates e ocupação de espaços na cidade. Na abertura da programação, será realizada uma sessão de cinema do Núcleo de Cineclubes de Niterói (Nucini), com exibição de três curtas e debate, no auditório do Caminho Niemeyer.

O coordenador de Saúde Mental do município, Carlos Castro, explica que  a Luta Antimanicomial é ligada historicamente às estratégias de cuidado de pessoas que possuem distúrbios mentais e, por muitos anos, tiveram poucas possibilidades de tratamento. A maioria delas era submetida a internações por longos anos, dentro de hospitais psiquiátricos com poucos recursos terapêuticos, e a medicação era uma das únicas alternativas. A partir da reforma psiquiátrica, a ampliação de direitos conduz a debates importantes que são representados na semana e tornam visíveis questões ligadas às novas estratégias de cuidado, como terapias e atividades ligadas ao trabalho, cultura, esporte e lazer que os ajudam a manter vínculos com família, amigos e com o local que habitam. 

“O objetivo dessas ações é dar visibilidade ao trabalho de inclusão social dos pacientes e inserção deles na sociedade, além de discutir os desafios da reforma psiquiátrica”, afirma o coordenador.