Macaé alerta para os riscos do AVC

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Para conscientizar a população sobre os riscos do Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Coordenadoria de Políticas sobre Drogas e Área Técnica de Prevenção e Controle ao Tabagista e a Liga de Neurologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizam, neste sábado, a partir das 10h30, uma ação de orientação em frente à Sociedade Musical Nova Aurora, no calçadão da Avenida Rui Barbosa, em Macaé.

A iniciativa terá, também, simulação de AVC, distribuição de panfletos e aferição de pressão. A ideia é chamar a atenção para os riscos e sintomas da doença que, em Macaé, está como primeira causa de morte, segundo dados da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde. 

O evento irá abordar informações sobre os fatores de risco. Entre elas: não fumar, controlar a pressão da alta, evitar álcool e drogas, não consumir gorduras e preferir frutas e verduras, além de praticar atividade física.

O Acidente Vascular Cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE).