Macaé recicla 7,8 mil litros de óleo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Programa Municipal de Coleta de Óleo Vegetal Usado recolheu e encaminhou para reciclagem 7.882 litros do produto de janeiro a outubro de 2017. A secretaria de Ambiente e Sustentabilidade (Sema) realocou alguns coletores no mês de novembro, visando atender a maior parte da população dos bairros que possuem os pontos de entrega voluntária.

Desde o ano em que o programa foi implementado, em 2014, até o mês passado, foram coletados e encaminhados para reciclagem 20.231 litros de óleo vegetal. O óleo vegetal, descartado incorretamente nas pias e ralos, causa danos ao ambiente, contaminando solo, rios, mares e lagoas. Também entope ralos e tubulações de esgoto, aumentando o custo da operação e manutenção da rede.

Segundo a analista ambiental e bióloga, coordenadora do setor de Resíduos Sólidos da Sema, Gabriela Certório, por essas razões se faz necessário disciplinar a destinação e o descarte apropriado, para oferecer aos munícipes alternativas ambientalmente adequadas de destino do óleo vegetal. “Também devemos orientar a população sobre os danos ao meio ambiente, relacionados ao descarte incorreto deste resíduo”, afirma ela.