Para reduzir o número de nascimento de cães e gatos em áreas mais populosas e carentes da cidade, a coordenação de Promoção da Saúde dos Animais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza, hoje, plantão de atualização de cadastro e agendamento de cirurgias. Os interessados devem comparecer à Unidade de Castração de Cães e Gatos do Lagomar, localizada na Avenida W5 , n° 130, das 8h às 17h. Na oportunidade será possível verificar eventual pendência no cadastro ou já sair com a cirurgia do animal marcada.
O coordenador especial de Promoção da Saúde dos Animais, Rafael Amorim, destaca que o programa atende cães e gatos de proprietários com renda per capita de meio salário mínimo, inscritos no Sistema Nacional de Cadastro Único. Ele acrescenta que é necessário levar documentos como identidade, comprovante de residência de Macaé e cartão cidadão. “A ideia também é dar uma atenção especial aos moradores do Lagomar que estão sendo removidos para o condomínio Carlos Emir Mussi (Bosque Azul). É fundamental que esses animais sejam castrados antes da mudança”, acrescenta Rafael.
As cirurgias de castração são gratuitas e serão agendadas de acordo com a ordem de inscrição. O objetivo é garantir o controle do crescimento populacional com eficiência, segurança e bem-estar ao animal, além de evitar o surgimento e proliferação de zoonoses. Em 2017, o órgão realizou 162 intervenções cirúrgicas.
Após a verificação dos dados e comprovado o enquadramento nos critérios do programa, bem como as plenas condições do animal, o proprietário é contatado para a marcação da cirurgia.
Macaé cadastra animais para castração gratuita
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura