Mais de 180 toneladas de lixo irregular recolhidas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Prestes a completar quatro meses, a operação “Cidade Limpa” já alcançou 37 bairros de São Gonçalo, mais de 5 mil estabelecimentos e 198 residências. Além disso, mais de 2 mil placas foram instaladas em locais onde é proibido jogar resíduos, como terrenos baldios. Os resultados positivos da proposta de promover conscientização junto à população já podem ser vistos nas ruas da cidade. Até hoje, cerca de 180 toneladas de lixo foram retiradas das ruas da cidade. A ação conjunta das secretarias municipais de Governo, Comunicação e Posturas e Infraestrutura, Urbanismo possui cerca de 30 fiscais, que têm atuado na ação que prioriza a limpeza de lixo acumulado, varrição e conscientização de moradores e comerciantes sobre o descarte do lixo. 

A primeira fase foi realizada nos corredores principais da cidade: Alcântara x Centro, Centro x Neves, Covanca x Zé Garoto e Lindo Parque x Alcântara. Já a segunda fase foi de extensão do projeto aos demais bairros. Apesar da proposta ser conscientizar, os proprietários de estabelecimentos que não se adequarem ao descarte de resíduo corretamente, serão multados. A multa é aplicada com base na lei municipal que diz que os estabelecimentos poderão ser penalizados se não cumprirem a norma do acondicionamento dos resíduos.

Até este mês, 300 multas foram aplicadas, no valor de R$ 561,60, e em caso de reincidência, o valor sobe para R$1,1 mil. Os fiscais também realizaram visitas a terrenos abandonados. Os donos são identificados, notificados e têm seus terrenos desapropriados caso descumpram a lei municipal que determina que o proprietário é obrigado a manter o terreno drenado e em perfeito estado de limpeza e conservação, evitando que seja usado como depósito de lixo.