Mais de 4 mil pessoas são atendidas na 7ª Ação Cidadã em Santa Rosa

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, esteve presente na ação ao lado da secretária de Assistência Social, Verônica Lima

Foto: Divulgação

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou, na manhã deste sábado (25), da abertura da 7ª Ação Cidadã, no Colégio Estadual Guilherme Briggs, em Santa Rosa. Ao lado da secretária de Assistência Social, Verônica Lima, ele percorreu as tendas de atendimento e ressaltou a importância de ações como esta, que têm como objetivo aproximar as políticas públicas dos cidadãos. Mais de quatro mil pessoas foram atendidas.

Orientação jurídica, segunda via de documentos, atualização e cadastro no Bolsa Família, orientação para empreendedores individuais, balcão de empregos, corte de cabelo, limpeza de pele, além de testes rápidos de saúde, como glicemia e aferição da pressão arterial, orientação da saúde bucal, técnicas de amamentação, orientações voltadas para saúde da mulher e exame de vista foram alguns dos serviços oferecidos.

Moradora do Beltrão, Alexandra Rosa dos Santos, de 41 anos, levou os filhos, Andressa, 19, Alexandre, 14, Ana Luiza, 12, e a neta Luara, de 1 ano e três meses, para participarem da ação. “Acordamos cedo e chegamos aqui às 7 horas. O atendimento foi muito bem organizado”, conta ela que foi tirar a segunda via da carteira de identidade. Já Alexandre e Ana Luiza foram solicitar a emissão do documento pela primeira vez, enquanto Andressa aproveitou os serviços de beleza.

Aguardando a chegada do primeiro filho, Pâmela Alves, 24, e Vitor Amaral, 22, decidiram oficializar a união e foram em busca de informações sobre a isenção da taxa para o casamento civil. “Estou grávida e desemprega, e o Vitor trabalha como atendente, então qualquer economia que a gente possa fazer nesse momento é muito importante. Estamos juntos há um ano e achamos que esse era o momento de formalizar nossa união. Essa atividade nos ajudou bastante facilitando todo esse processo”, conta Pâmela.    

A secretária de Assistência Social, Verônica Lima, explica que o objetivo da iniciativa é a promoção da cidadania. 

“Atender a sociedade e oferecer serviços que garantam a cidadania plena e digna é a nossa obrigação. A ideia é que façamos uma ação a cada três meses e sempre em locais onde exista a carência desses serviços”, afirma Verônica, ressaltando que o número de parceiros tem crescido bastante desde a 1ª ação, aumentando a oferta de serviços.

De acordo com o subsecretário de segurança alimentar e nutricional, Alexandre Costa, em todas as edições mais de 20 mil pessoas já foram beneficiadas. “Tenho muito orgulho de ter participado de todas as edições da Ação Cidadã. Nossa missão é garantir a cidadania e autoestima da população”, diz ele.