![]()
Foto: Lucas Benevides
Começou neste sábado a Operação Verão nas praias de Niterói. Acontecendo sempre aos fins de semana, a medida tem como objetivo coibir irregularidades que acontecem no entorno das regiões, garantindo um acesso ordenado às praias da cidade, repreendendo ambulantes ilegais e fiscalizando ambulantes regularizados. Uma das novidades deste ano é o estacionamento de rua implantado em Camboinhas para coibir a ação dos flanelinhas.
As 625 vagas distribuidas pelas ruas Dr. Jaime Bittencourt e Professor Florestan Fernandes e nas avenidas Doutor Geraldo de Mello e Beira-Mar, são gerenciadas pela Superintendência de Terminais e Estacionamentos de Niterói (Suten) e disponibilizadas nos fins de semana e feriados, das 8h às 18h. O valor cobrado é de R$ 5.
De acordo com o diretor da Suten, Ricardo Viana, o sistema de estacionamento rotativo será supervisionado por guardadores autônomos, previamente cadastrados, que estarão utilizando crachá e uniforme.
“O objetivo desta regularização, é criar ordenamento na região, e diminuir a extorsão de flanelinhas. Porém, este ainda é um projeto piloto, a gente vai moldando aos poucos, com o objetivo de aperfeiçoar e reordenar a região”, explicou.
O diretor destacou ainda, que moradores de Camboinhas podem se cadastrar, indo até a unidade da Sociedade Pró-Preservação Urbanística e Ecológica de Camboinhas (Soprecam) e levando os documentos necessários, como o comprovante de residência. Este morador será então identificado através de um adesivo no carro.
Além de Camboinhas, a Operação Verão acontece nas praias de Charitas, São Francisco, Icaraí, Adão e Eva, Piratininga (praião e prainha), Sossego e Itacoatiara. Neste primeiro dia, a praia de Itaipu contou com o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) Móvel. O ônibus equipado com sete câmeras de monitoramento, uma delas de capacidade de alcance de 250 metros, além do acesso remoto às câmeras da sede do Cisp, que fica em Piratininga. O veículo irá se espalhar pelas praias que recebem o programa.
Segundo o diretor do Cisp, Agdan Fernandes, a ação funciona através de câmeras que ficam espalhadas na região, detectada alguma irregularidade, os agentes do entorno são avisados.
Durante a monitoração, foi identificado um ambulante sem uniforme. Ele foi chamado pelos agentes e foi visto que ele possuia licença para trabalhar. Com isso, Severino Ramos da Silva recebeu da Guarda Municipal a documentação de liberação e uma camiseta identificando o serviço. Segundo a Secretaria de Ordem Pública (Seop), 210 ambulantes obtiveram licença para trabalhar nas praias.
“Isto melhora nossa situação, cadastrados e com documento fixo, temos mais segurança para trabalhar”, declarou Severino.
A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) também esteve presente realizando a distribuição de sacolas plásticas pra conscientização da população. A Operação Verão termina no dia 28 de fevereiro é uma parceria da Seop com as pastas da Guarda Municipal e Fiscalização de Posturas, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Clin, NitTrans, Vigilância Sanitária, Secretarias de Meio Ambiente e de Esporte e Lazer.
Mais ordem nas praias de Niterói
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura