Manifestantes interditam a BR-101

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

De acordo com informações preliminares, a motivação do protesto seria a morte de um mototaxista após operação policial no Jardim Catarina

Foto: Douglas Macedo


Um manifestação de mototaxistas bloqueou na manhã desta sexta-feira (20), por mais de 30 minutos, a pista sentido Itaboraí da Rodovia BR-101 (Niterói-Manilha), na altura do Km 305, no Jardim Catarina. O protesto, que teve início por volta das 11h30, foi motivado pela morte de um mototaxista de 17 anos, durante uma operação de agentes do 7° BPM (São Gonçalo) na noite da última quinta-feira. No início da tarde desta sexta, o Destacamento de Polícia Ostensiva (DPO) do Jardim Catarina foi incendiado.

De acordo com os manifestantes, o mototaxista foi morto com vários tiros na Rua 39, por volta das 23h, quando seguia para buscar um passageiro. O mototaxista chegou a ser levado para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), no Colubandê, mas já chegou sem vida na unidade.

A manifestação reuniu cerca de 80 mototaxistas, que atearam fogo em pneus e pedaços de madeira, reivindicando justiça. O protesto provocou mais seis quilômetros de engarrafamento com reflexos de lentidão até o Boa Vista. Agentes da Polícia Federal negociaram a liberação parcial da via, por volta do meio-dia. Porém, às 12h30 os manifestantes bloquearam novamente o trecho. Apenas às 13h os mototaxistas decidiram encerrar o ato e a via foi totalmente liberada.

Mas pouco tempo depois, por volta de 13h20, o DPO do Catarina, na Rua Albino Imparato foi incendiado. No momento do crime, a unidade estava vazia e ninguém ficou ferido. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas.

“Ele foi morto injustamente enquanto trabalhava. Os policiais estão criminalizando o nosso trabalho como se todos os mototaxistas do Jardim Catarina fossem aliados do tráfico. Não podemos aceitar que um jovem trabalhador seja assassinado dessa forma, só porque é pobre e mora na comunidade. A justiça precisa ser feita antes que outros trabalhadores paguem com a vida,” disse um primo da vítima.

Em nota, a Polícia Militar informou que os agentes foram até o bairro checar uma denúncia de rua obstruída por barricadas. Durante a incursão, os agentes se depararam com um homem em uma moto, que tentou fugir ao avistar a viatura e que disparou contra os policiais. Um confronto foi iniciado e o suspeito foi atingido, pouco antes de colidir contra um muro. Um policial também foi ferido por estilhaços, mas passa bem. 

O caso foi registrado na 74ª DP (Alcântara).