![]()
Cerca de 100 estudantes participaram da manifestação que aconteceu na frente de escola, na Estrada Francisco da Cruz Nunes
Foto do leitor / Wpp O Flu (21) 99616.2307
Alunos do Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima, em Itaipu, na Região Oceânica de Niterói realizaram na manhã desta quarta-feira (2) uma manifestação em frente ao prédio da escola, localizada na Estrada Francisco da Cruz Nunes, cobrando melhorias de condições para a unidade de ensino. Esse é o segundo ato organizado pelos estudantes, que na semana passada fizeram uma manifestação interna para expor a precaridade estrutural da instituição.
Cerca de 100 alunos do Ensino Médio participaram do protesto, que contou ainda com a presença de estudantes do Ciep Ruy Frazão Soares, também na Região Oceânica, e do Colégio Estadual Cizinio Soares Pinto, situado em São Francisco, além de representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe/ Niterói).
Sobre as reivindicações feitas pelos alunos, a professora Jacqueline Pinto Fernandes, que faz parte da coordenação geral do Sepe Niterói, informou que o ato em frente à escola foi para cobrar melhorias, tendo em vista que a unidade sofre constantemente com alagamentos, como ocorrido nas últimas chuvas fortes que atingiram o município. Segundo a professora, com as obras que estão sendo realizadas na região, a situação do colégio piorou e os alagamentos tem provocado danos à estrutura da unidade de ensino.
Além disso, também foram pautadas pelos estudantes questões como falta de materiais básicos, diminuição do número de profissionais na parte de manutenção e, em apoio a greve dos professores da rede estadual de ensino, melhoria nas condições de trabalho de professores e demais profissionais da educação.
Durante a manifestação, parte da Estrada Francisco da Cruz Nunes chegou a ser interditada pelos estudantes, no sentido Centro, causando retenção no trânsito. Eles ainda seguiram em uma breve passeata pela via, acompanhados por uma uma viatura do 12º BPM e por agentes da Guarda Municipal.
Em nota a Secretaria de Estado de Saúde (Seeduc) informou que enviará uma equipe da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) para verificar a infraestrutura dos colégios estaduais Manuel de Abreu e Professora Alcina Rodrigues Lima. Sobre a reclamação de diminuição na merenda escolar, a Seeduc manifestou que, de acordo com a Diretoria Regional Baixadas Litorâneas, a merenda está sendo servida normalmente nas duas unidades escolares. Já sobre a falta de materiais e o número de funcionários para manutenção, a secretaria disse que a limpeza também está ocorrendo, e não há falta de material para alunos e professores, ressaltando que os repasses das verbas de manutenção e merenda estão sendo feitos para todos os colégios da rede estadual de ensino.
Além disso, sobre os alagamentos no Colégio Professora Alcina Rodrigues Lima, a Secretaria informou que o prédio está abaixo do nível da rua. A secretaria mencionou ainda a obra da prefeitura, em frente à escola, que estaria dificultando o escoamento das águas pluviais e afirmou que a Diretoria Regional entrará em contato com a prefeitura para verificar a situação.
Manifestação de estudantes em Itaipu cobra melhorias
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura