Missas celebram dia de São João em Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Missa na Catedral São João Batista, no Centro, reuniu muitos fiéis

Foto: Evelen Gouvêa

As missas de São João, padroeiro de Niterói, reuniram muitos fiéis na manhã desta quarta-feira (24)  na Catedral São João Batista, no Centro de Niterói. A chuva atrapalhou o inicio da abertura das barracas que vendiam comidas tipicas dos festejos juninos, mas não impediu os devotos de celebrarem a data. A estimativa é que passem 20 mil pessoas durante os 9 dias de festas. O evento teve início na última semana, no dia 15, com uma novena e terminará com uma procissão nesta quarta às 18h, que contará com a presença do Arcebispo Dom José Francisco.

Devota ao padroeiro da cidade, Neusa Bulhões, de 75 anos,  é frequentadora da Catedral São João Batista. Ela ressaltou o pedido que fez ao Santo em um momento de dificuldade.

“Eu tive câncer em 2013 e fiquei 7 meses fazendo tratamento. Perdi o cabelo na quimioterapia e as coisas estavam muito complicadas. Então, eu fiz um pedido à São João, orei para que eu me recuperasse, e se eu ficasse totalmente recuperada ajudaria na festa do padroeiro. Consegui me curar no fim de 2013 e na festa do ano seguinte ajudei na montagem. Esse ano estou aqui novamente celebrando esta data que é tão especial e importante para mim”, falou emocionada.

O padre responsável pela Catedral São João Batista, Wallace dos Santos, exaltou a importância do Santo e afirma que pediu a São Pedro para não chover.

“São João é um santo muito querido, muito popular do povo de Deus, do povo brasileiro. Dentro da história ele é considerado o maior dos profetas porque foi ele que apontou para Jesus e falou 'Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo'. Por isso na imagens de São João sempre aparece aos seus pés, um cordeiro. Porque o cordeiro de Deus é Cristo. A festa em homenagem a São João reúne muitos devotos, por isso pedi que São João conversasse com São Pedro e que falasse com ele para mandar um pouquinho menos de chuva para não atrapalhar a festa”, disse o pároco.

História - Dia 24 de junho é comemorado o nascimento de São João Batista, que é considerado pela Igreja Católica o profeta que previu a vinda de Jesus Cristo. Ele também foi responsável pelo batismo do filho de Maria. Durante todo o mês acontecem festas juninas em sua homenagem.