![]()
A avenida, que é paralela à Ewerton da Costa Xavier, vem recebendo melhorias de drenagem, arborização, calçamento e pavimentação, esperadas há quase duas décadas pelos moradores
Foto: Evelen Gouvêa
Atravessar a Avenida Professora Romanda Gonçalves, no Engenho do Mato, tornou-se um risco para os pedestres nos últimos meses. Segundo moradores, falta sinalização. Com as melhorias de drenagem e manutenção que estão sendo realizadas no local pela Prefeitura de Niterói, a situação se agrava, motoristas insistem em continuar acessando a via pela Avenida Central em alta velocidade, ignorando o risco de acidentes com homens e máquinas pelo caminho. Uma ameaça ao bem-estar de trabalhadores, ciclistas, estudantes e idosos da região.
Ronaldo Braga, comerciante de 59 anos e morador do bairro desde o final da década de 1970, comenta sobre o perigo na via.
“O asfalto beneficiou a todos e já era necessário desde um bom tempo. Mas a travessia na rua sempre foi problemática e ainda não conseguimos resolver o problema”, relata.
A ciclista Vanessa Silva, que também reside no local, destaca que acidentes são corriqueiros.
“Certo dia estava chegando na via pela Avenida Central e, assim que cheguei na esquina, um carro veio rapidamente ao meu lado e minha bicicleta acabou se chocando com ele. O bom é que não foi um acidente grave, mas a roda traseira da minha bicicleta ficou danificada”, lembrou.
Já José Antônio Leal da Silva, que mora próximo à avenida há 18 anos, espera mais do que sinalização no local. “O asfalto foi bem-vindo, mas não queremos uma pista de corrida. Acredito que, além das placas, sinais e quebra-molas seriam de grande valia para preservar a vida das pessoas que utilizam a via”.
Procurada, a Prefeitura de Niterói informou que a obra da Avenida Professora Romanda Gonçalves está em andamento, tendo mais de 70% concluída. Ainda segundo o Executivo, parte da sinalização horizontal já foi iniciada e, assim que a obra for concluída, toda a sinalização será instalada ao longo da via.
Obras - Segundo dados divulgados pela Prefeitura, a obra está orçada em R$ 19 milhões, vai abranger três quilômetros de extensão da rua – que contará com nova arborização e calçamento.
Moradores pedem sinalização para evitar acidentes em avenida
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura