![]()
Cerca de 30 integrantes do MTST compareceram à sede da prefeitura com faixas e cartazes
Evelen Gouvêa
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) fizeram uma manifestação em frente à Prefeitura de Niterói, no Centro, na manhã desta terça-feira (19) em cobrança a mais transparência no andamento de uma promessa do Executivo. De acordo com os membros, desde abril, quando o movimento ocupou um terreno no Sapê, a prefeitura cedeu um espaço e prometeu realizar estudos para a construção de moradias para 300 famílias.
Cerca de 30 integrantes do movimento compareceram à sede da administração municipal e montaram barracas de apoio ao protesto, que também contou com faixas. Em abril do ano passado, cerca de 50 famílias ligadas ao MTST ocuparam um terreno localizado na Estrada Washington Luís, no Sapê, Niterói. De acordo com Fabiana Batista, de 27 anos, representante do movimento no Rio, a prefeitura se comprometeu na época a ceder um terreno e construir moradias.
No protesto desta terça, o grupo pedia que uma comissão do movimento fosse recebida por integrantes da Prefeitura, e que o Executivo desse satisfações sobre os laudos realizados no terreno cedido no ano passado. Por fim, o movimento pedia que o projeto fosse iniciado, já que são famílias vítimas das chuvas de 2010 ou moradoras de área de risco.
Conforme o MTST, os estudos definiriam se o terreno cedido poderia ser ocupado e de que maneira as construções seriam feitas, se casas ou prédios abrigariam as 300 famílias.
De acordo com o grupo, as famílias da manifestação e da ocupação no Sapê são as mesmas que ocuparam um terreno em Pendotiba há três anos, em reivindicação às moradias que foram prometidas para moradores desabrigados do Morro do Bumba, em Viçoso Jardim, após tragédia em 2010. Junto às vítimas, famílias de áreas de risco da região do Cantagalo, Sapê, Largo da Batalha e Ititioca aderiram à luta.
Durante o ato, uma comissão do movimento foi recebida por uma comissão do Executivo e foram informados sobre o andamento do processo de adequação e regularização do terreno para a construção das moradias reivindicadas por eles no bairro do Sapê.
MTST protesta e cobra moradias prometidas pela Prefeitura de Niterói
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura