Niterói: moradores e turistas aproveitam feriado na cidade

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As gêmeas Juliana e Isabela aproveitaram o feriado para visitar o MAC

Foto: Marcelo Feitosa

O tempo ensolarado durante o feriado de Independência comemorado nesta quinta-feira (7) animou tanto os moradores de Niterói quanto turistas de diferentes partes do País que passeavam pela cidade, que oferece um leque de opções de lazer. As amigas Damiana Nunes, de 26 anos, e Clara Taveira, de 22, estiveram na Praia de Camboinhas durante a tarde desta quinta. Além da diversão de ir à praia, elas comentaram sobre a possibilidade de realizar um passeio curto e divertido pela cidade.

“Como não tínhamos vindo no local, achei muito bacana. Durante o dia, sempre vimos circulação de pessoas e a presença de seguranças no local. Acho que enquanto o comércio está aberto, não acontecerá nada na região”, declarou.

A coordenadora de enfermagem Isabela Moraes, de 26 anos, contou que passeou pela Praia do Sossego, também na Região Oceânica da cidade. 

“Às vezes, o fato de estarem cheias [as praias] me desanima”, disse.

Segundo o Boletim de Balneabilidade das Praias, divulgado no último dia 4 pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), as praias liberadas para banho na cidade são as de Boa Viagem, das Flechas, São Francisco, Charitas, Jurujuba, Eva, Adão, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara. Já as impróprias para o banho são Gragoatá e Icaraí.

Cultura – Enquanto uns correram para a orla, outros escolheram programas relacionados à cultura e ao conhecimento. As irmãs gêmeas de 39 anos Juliana Miranda, pedagoga, e Isabela Miranda, psicóloga, visitaram o Museu de Arte Contemporânea (MAC), no bairro de Boa Viagem, Zona Sul da cidade. 

“Ainda não sabemos se visitaremos outros locais durante o feriado, mas como moramos no município, é um costume nosso, desde pequenas, fazer programas como visita a museus e locais culturais. Sempre que podemos, passamos pelo MAC, por exemplo”, comentou Isabela.

Juliana ainda deixou algumas dicas culturais para aqueles que não possuem planos definidos para o feriadão.

“Visitar os museus da cidade é sempre uma possibilidade de adquirir conhecimentos diferenciados. Além do próprio MAC, outros locais são o Museu Ary Parreiras, o Solar do Jambeiro e o Museu Janete Costa”, destacou.

De sexta a domingo, os shoppings da cidade e o comércio abrirão normalmente. Também estarão abertos boa parte dos centros culturais da cidade, como o Cine Arte UFF e o já citado Solar do Jambeiro.