Niterói recadastra para aluguel social

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Famílias beneficiadas devem procurar a unidade do Cras mais próxima de sua atual residência

Marcelo Feitosa

As famílias que recebem o aluguel social começaram nesta segunda-feira (25) a fazer o recadastramento. Para não perderem o benefício, as famílias devem comparecer até o dia 15 de outubro em um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mais perto de sua residência atual. A doméstica Helena Rodrigues, de 58 anos, disse que o aluguel é primordial nesse momento. 

“Eu morava com minha filha e neta em São Lourenço, mas a minha casa estava em cima do morro e poderia cair. É triste, tive que sair de lá. O valor do aluguel não dá, mas ajuda”, destaca. 

Todas as famílias que já recebem o benefício precisam fazer o recadastramento, mesmo aquelas que já foram sorteadas para receber seu imóvel. O aluguel social só é cancelado após a entrada desta família em uma unidade habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida. 

O auxiliar de serviços gerais Carlos Alberto Alves, de 53 anos, também beneficiado pelo aluguel social, disse que tem duas crianças especiais em sua casa. 

“Eu recebo o aluguel social, mas preciso mesmo é de uma casa. Desde 2010 me jogaram para morar num abrigo. Hoje preciso também da ajuda do meu ex-sogro para morar em Santa Rosa. O valor de R$400 do aluguel não dá para pagar moradia e ainda tenho que comprar remédios para as minhas duas filhas especiais”, destaca. 

A assistente do Aluguel Social, Elis Regina de Almeida, disse que a meta é atender o maior número de famílias no período de recadastramento. 

“A nossa função é atender a necessidade dessas famílias. O atendimento não precisa ser agendado, basta vir ao CRAS com todos os documentos em mãos”. 

Os documentos necessários para o recadastramento são: RG, CPF, comprovante de propriedade do imóvel atingido, comprovante de residência atual, laudo de interdição do imóvel atingido emitido pela Defesa Civil, certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho, contracheque ou CNIS – Cadastro Nacional de Identificação Social, número do NIS, certidão de nascimento ou RG dos dependentes, RG e CPF do cônjuge ou companheiro.

A Prefeitura de Niterói espera recadastrar 2.847 famílias. As unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. 

Locais de atendimento: 

CRAS Centro: Rua Evaristo da Veiga s/nº, Centro, tel. 2613-6627. 

CRAS Vila Ipiranga: Rua Tenente Osório s/nº Fonseca, tel. 2625-3433. 

CRAS Cubango: Rua Desembargador Lima Castro 241, Cubango, tel. 2625-4113. 

CRAS Morro do Céu: Rua da Horta 1, Morro do Céu/ Caramujo. 

CRAS Preventório: Rua São Caetano 30, Charitas, tel. 2610-9617. 

CRAS Badu: Estrada Caetano Monteiro 820, Badu, tel. 2719-2270. 

CRAS Cafubá: Rua Deputado José Luiz Hertal 320, Cafubá. 

CRAS Barreto: Rua Luiz Palmier, s/nº Barreto Tel.: 2628-1615 (Dentro do Horto). 

CRAS Jurujuba: Av. Carlos Ermelindo Marins 34, Jurujuba, tel. 3611-1113. 

Centro de Oportunidades e Cidadania Digital Santa Bárbara: Rua Cabo Geraldo Calderaro 319, Santa Bárbara, tel. 2627-6198.