![]()
Academias da terceira idade são alguns dos programas gratuitos oferecidos pela prefeitura, para cerca de 85 mil idosos
Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói
Niterói conta hoje com cerca de 85 mil idosos, o equivalente a 17% da população. A expectativa é que esse número chegue a 25% em 20 anos. Com objetivo de viabilizar o incremento das políticas públicas voltadas para esta expressiva parcela da população, foi criado na última semana em Niterói o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso, que conta com a participação de representantes do poder público e da sociedade.
O secretário municipal do Idoso, Beto Saad, explica que o conselho cumprirá papel fundamental na elaboração, regulamentação e fiscalização de ações voltadas à terceira idade. Ele lembrou que a Prefeitura de Niterói mantém programas de destaque voltados para idosos que, em Icaraí, representam, aproximadamente, 20% da população. No Fonseca, há 8 mil pessoas acima de 60 anos. Em Santa Rosa, são 4 mil.
“As pessoas estão vivendo mais, daí a importância de o poder público estar cada vez mais atento. Oferecer melhor qualidade de vida para nossos idosos é uma prioridade para a gestão, que mantém ações importantes em diferentes áreas, como Saúde, Cultura e Esporte. Já avançamos muito, mas ainda temos muito trabalho pela frente. Sem dúvida, o conselho municipal terá papel fundamental neste processo”, explica Beto Saad.
Há um prazo de 30 dias, que começou a contar na última terça-feira, para que entidades representativas e cidadãos se inscrevam para participar do conselho, que será composto por 14 membros sendo sete do poder público e sete eleitos pela sociedade civil.
Ações – Funcionando através de parcerias entre as secretarias do Idoso, Saúde, Assistência Social, Conservação e Serviços Públicos, Esporte e Cultura, existem vários projetos oferecendo atividades esportivas, recreativas, educativas, culturais e de assistência social para a população com mais de 60 anos de Niterói. Um deles é a Academia da Terceira Idade, que possui mais de 120 equipamentos de ginástica distribuídos em 25 pontos estratégicos, entre praças e locais públicos de diversos bairros, como a Praça do Rink, o Horto do Fonseca, a orla de Piratininga e o Campo de São Bento.
Frequentador assíduo do Horto do Fonseca, o aposentado Josias Matias pretende completar os 80 anos no próximo ano mantendo o ritmo de caminhar cinco vezes por semana e se exercitar nos aparelhos de ginástica do local. Ele ensina até como se exercitar.
“Faço 60 exercícios em cada braço nos aparelhos para fortalecer e manter o controle motor. Vou completar 58 anos de casado e quero estar em forma para a comemoração. É muito bom ter esses aparelhos por aqui”, elogia Josias.
Veja alguns dos programas gratuitos para idosos:
Bem Vividos – Acontece nas policlínicas regionais do município, com atividades gratuitas voltadas para pessoas acima de 65 anos. Entre as atividades estão aulas de dança, de ginástica, oficina para melhorar a memória, grupo de convivência, onde os idosos conversam e trocam experiências, e visitas a museus e até cinema.
Informática – Os telecentros municipais possuem cursos básicos gratuitos voltados para a terceira idade, em Informática Básica e Libre Office, duas vezes na semana com 1h30 de duração. O funcionamento é de segunda a sexta das 9h às 17h. As aulas ocorrem duas vezes na semana. Os telecentros já formaram mais de 2 mil pessoas, sendo que 70% do público tem mais de 60 anos.
Academias – Equipamentos de ginástica voltados a idosos estão instalados em várias praças e parques da cidade. A iniciativa da Prefeitura de Niterói já chegou no Largo da Batalha, Piratininga e Fonseca. Dependendo do local, pode ter até de 5 a 10 aparelhos direcionados especificamente para o idoso. São simuladores de caminhada, simuladores de cavalgada, aparelhos para alongamento, barras paralelas, entre muitas outras opções.
Projeto Gugu – Aulas de ginástica, dança de salão e coral para mais de 5 mil participantes cadastrados, em 40 núcleos no município.
Niterói ganha Conselho dos Direitos do Idoso
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura