Nova passarela da Contorno começa a ficar de pé

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Para içar os módulos metálicos, serão feitas interdições parciais e bloqueios alternados das pistas

Foto: Evelen Gouvêa

As obras da BR-101, no trecho conhecido como Avenida do Contorno, seguem em ritmo intenso. Os dois módulos metálicos que irão compor a nova passarela, na altura do mercado Assaí, no Barreto, já estão sendo colocados. O trabalho termina na madrugada de quarta-feira. A concessionária Autopista Fluminense iniciará a pavimentação da pista sentido Niterói nos próximos dias.

Devido ao posicionamento do guindaste e do içamento dos módulos metálicos, serão feitas interdições parciais e bloqueios alternados das pistas, com tempo máximo de 30 minutos de duração. O local estará sinalizado pelas equipes da concessionária e painéis informarão as interdições no trecho aos usuários.  

A previsão da empresa é que a passarela seja inaugurada na próxima segunda-feira. 

O projeto que tem como objetivo desafogar o trânsito da região está em fase final e cerca de 70% da obra da ponte do Rio Maruí está finalizada. A previsão é que o tráfego já esteja completamente liberado sobre a ponte em até 15 dias.

As pistas na altura da ponte do Maruí, sentido Niterói, devem ser começar a ser pavimentadas nos próximos dias. A alça de acesso ao bairro do Barreto passará por melhorias e vai ganhar uma pista de desaceleração. 

Os trabalhos de reforço estrutural do antigo viaduto Leopoldina Railway estão na fase final, com equipes trabalhando nas aduelas no interior do viaduto.

Obras – A expectativa é que as obras sejam totalmente concluídas até o mês de julho. 

Já foram liberadas quatro pistas, três faixas de rolamento e o acostamento no trecho de 1,5 quilômetro entre o km 320,5, altura da Auto viação 1001 e o km 322 próximo à Leroy Merlin. A pista no sentido São Gonçalo já foi pavimentada.

As obras foram iniciadas em fevereiro de 2013 e cerca de 100 profissionais trabalham no local atualmente, sendo que a mão de obra das comunidades da região é priorizada. No ápice dos trabalhos, 250 funcionários atuaram no local.

As pistas da rodovia serão ampliadas e passarão de duas para três faixas de rolamento com acostamento, que poderá ser utilizado como quarta faixa durante operações especiais em finais de semana e feriados prolongados.

O valor investido na obra, segundo a Autopista Fluminense, é de R$ 90 milhões.

Radares – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), informou que os controladores de velocidade da BR-101 estão em fase de teste e não têm previsão para entrarem em funcionamento. 

A agência confirmou que na BR-116, no trecho Rio de Janeiro – Teresópolis e Além Paraíba, serão colocados 10 radares.