![]()
Área atingida fica em Itacoatiara, na Região Oceânica, e é a mesma que foi devastada há duas semanas após queda de balão. Moradores avistaram novos focos após a ação dos bombeiros
Evelen Gouvêa
Equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam por sete horas nesta segunda-feira (3) para apagar os focos de incêndio que atingiram cerca de 150 metros quadrados de vegetação do Parque Estadual da Serra da Tiririca, localizado entre os municípios de Niterói e Maricá. A ação começou às 8h30 e terminou às 15h30. O local atingido já havia pegado fogo duas semanas atrás, quando as chamas destruíram uma área equivalente a 15 campos de futebol. Segundo moradores, novos focos surgiram na noite desta segunda. Até o momento, os bombeiros não confirmaram o novo incêndio.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a principal suspeita é de que os focos sejam resquícios do incêndio anterior, provocado pela queda de um balão na reserva ambiental, que não foram totalmente extinguidos mesmo com a chuva.
Fernando Barcelos, de 72 anos, síndico do condomínio Ubá Itacoatiara, que dá acesso ao local do incêndio, contou que, há pelo menos uma semana, era possível avistar fumaça na encosta.
“No sábado, a fumaça começou a ficar mais intensa, mas só no domingo ligamos para os bombeiros. Eles chegaram à tarde e foram embora à noite. Hoje de manhã eles precisaram voltar, porque havia muita fumaça ainda. Se o incêndio voltar daquela forma pode se espalhar rapidamente e atingir as residências próximas”, disse.
Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que foi acionado nesta segunda-feira pela manhã para uma ocorrência de fogo em vegetação em Itacoatiara, na Serra da Tiririca. As equipes permaneceram durante à tarde no local fazendo o trabalho de rescaldo. Os focos foram extintos e não houve vítimas.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que foram feitos aceiros (desbaste do terreno para evitar propagação de incêndios) em torno da área, que está situada dentro dos limites do parque e já havia sido parcialmente atingida pelo fogo há duas semanas. O órgão também esclareceu que cerca de 150 metros quadrados foram atingidos pelo fogo.
De acordo com a administração do Parque, o incêndio atingiu uma área que fica longe das trilhas. O funcionamento do parque não foi alterado.
Novo incêndio na Serra da Tiririca
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura