Operação "Cantareira Legal" começa quinta prometendo ordem e tranquilidade para frequentadores

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

'Operação Cantareira Legal' começa quinta-feira para tentar garantir ordem e tranquilidade no espaço.

Foto: Evelen Gouvêa

Após um levantamento e mapeamento de delitos, feitos pelo 12º BPM (Niterói), que acontecem nos arredores da Praça Leoni Ramos, mais conhecida como Cantareira, no bairro de São Domingos, principalmente às quintas-feiras, quando há maior concentração de jovens na região, o comandante do batalhão da cidade, coronel Gilson Chagas, com o apoio da Prefeitura, iniciará na próxima quinta-feira, a operação 'Cantareira Legal'. O objetivo é coibir ações ilícitas que têm acontecido à noite na região, como uso de drogas, som alto, desordem e furtos. O anúncio foi feito neste sábado pelo coronel durante a inauguração da cabine compartilhada entre a Guarda Municipal e a PM, na Região Oceânica. 

"Realizamos um mapeamento criminal onde constatamos, furto, roubo e consumo de drogas entre os principais delitos cometidos nesta área. A ideia é permitir que as pessoas se divirtam com segurança. Estaremos realizando ações para coibir a criminalidade na localidade", declarou o comandante. 

Além da ação da PM, haverá apoio da Secretaria de Ordem Pública, que irá fiscalizar carros com som alto, vendedores ambulantes e desordem na área.  

"Infelizmente estamos nos deparando com som alto e uma cultura de desordem, com ambulantes circulando no local. Iremos agir em conjunto com a PM na ação Cantareira Legal", comenta o secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim.  
 
A Cantareira é um dos espaços mais tradicionais e preferidos de jovens e universitários por concentrar bares e restaurantes em um único lugar a poucos metros do centro da cidade e da zona sul. Além disso, campus de Universidade Federal Fluminense (UFF) e Faculdade Integrada Maria Thereza (FAMATH) contribuem para o movimento na região, que costuma receber atrações culturais, principalmente as quintas-feiras, quando o número de frequentadores é bem maior.