![]()
Durante as ações não houve troca de tiros nem prisões
Júlio Silva
Policiais do 12º BPM (Niterói) realizaram na manhã desta quinta-feira (25) uma operação contra o tráfico de drogas no Complexo do Viradouro, em Santa Rosa, Zona Sul de Niterói. Por conta do risco de confronto entre PMs e traficantes, a polícia fechou por 30 minutos o trânsito de veículos na Estrada da Garganta, que liga Santa Rosa ao Largo da Batalha, alterando o tráfego para vias auxiliares. Apesar da movimentação de policiais na localidade e do aparato usado, não foi registrado nenhuma troca de tiros e nenhum traficante foi preso.
Por volta das 6h, motoristas que seguiam pela Estrada da Garganta, em direção ao Centro e Zona Sul de Niterói, foram obrigados a alterar o trajeto pelas estradas da Cachoeira (Avenida Rui Barbosa) e Ititioca.
“Mais uma vez nos tornamos reféns dos criminosos. A polícia está agindo contra o tráfico, porém, o medo de uma troca de tiros e o risco de um inocente ser atingido por uma bala perdida obriga com que nossos trajetos diários sejam alterados”, disse um motorista de 32 anos, que seguia para a estação das barcas, no centro da cidade.
Mesmo com a mudança no trânsito da região não houve informação de retenção de veículos.
“Como eles fecharam a via bem cedo, o número de carros e ônibus nas ruas ainda era pequeno. A via ficou fechada por cerca de 30 minutos e liberada depois que as viaturas entraram nas comunidades”, completou o motorista.
De acordo com o comandante do 12º BPM, o coronel Fernando Salema, durante o tempo que permaneceram na comunidade os policiais vasculharam becos e vielas, além de casas denunciadas junto ao batalhão, que eram usadas por traficantes.
Um homem chegou a ser detido pelos policiais e encaminhado para a 77ª DP (Icaraí). Ele foi liberado logo após prestar esclarecimentos.
Cerca de 60 policiais do Grupamento de Ações Táticas (GAT) e do Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) foram mobilizados para participar da operação. Um veículo blindado, o Caveirão, auxiliou a entrada dos PMs em locais considerados de atuação de traficantes.
O coronel Fernando Salema, comandante do 12º BPM, afirmou que as ações da PM na localidade irão acontecer por tempo indeterminado.
Memória – Em janeiro deste ano a fluxo de veículos na Rua Mario Viana e na Estrada da Garganta ficou fechado por quase quatro horas. Segundo informações do 12º BPM (Niterói), a opção de interditar o trânsito na via foi tomada para preservar a vida de motoristas que trafegavam pela via.
Na ocasião foi registrado um intenso confronto entre policiais e traficantes. Um suspeito morreu e outros sete acabaram presos. Drogas e armas foram apreendidas.
Operação contra o tráfico em Niterói
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura