Outono começa sem saudade do verão

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Aproveitando o último dia do verão, niteroienses aproveitaram o dia para praticar exercício ao ar livre

Foto: Evelen Gouvêa

O verão se despede sem deixar saudade por conta das altas temperaturas e enchentes. Por conta das grandes chuvas dos meses de janeiro a março, diversas inundações atingiram o estado do Rio de Janeiro, incluindo as cidades de Niterói e São Gonçalo. A estação de transição entre o verão e inverno, o outono, começa nesta terça-feira (20), trazendo dias mais agradáveis para a cidade e segue até o dia 21 de junho. Com ele, a previsão é de meses mais amenos para a região sudeste, principalmente, em maio e junho, quando a temperatura deve cair. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há possibilidade de chuva em áreas isoladas para esta terça durante o dia e a noite, assim como no resto da semana.

Com temperatura máxima de 36 graus e mínima de 21 graus, o dia será parcialmente nublado, com chuva a qualquer hora. O clima começa a mudar a partir de quarta-feira (21), quando a máxima diminui para 32 graus (mínima de 26 graus). Já na quinta-feira, o tempo fica mais ameno, variando entre 27 e 23 graus. Os dias da semana devem ser encobertos e de chuva. 

O outono, segundo o meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo, será parecido com o do último ano. A expectativa é que abril seja de temperatura normal a acima da média e, em maio e junho, já comece a cair. A queda de temperatura estará associada ao avanço de fortes frentes frias durante esses meses, de acordo com o especialista.

“Abril deve ser marcado por diminuição forte de chuva, após fevereiro e março quando choveu bastante. Pela falta de precipitação, o calor será em excesso. Em maio e junho mais frentes frias avançam na região, e a possibilidade de chuva será de normal a acima da média, sobretudo em junho. No período, o clima deve ficar de normal a abaixo da média, sendo a primeira forte frente fria só em maio”, prevê.

Quem está feliz com a mudança na estação são os niteroienses. Em especial, aqueles que praticam exercícios ao ar livre. A aposentada Ângela Rocha, de 69 anos, caminha todos os dias na Praia de Icaraí. Para ela, a preparação para o inverno é benéfica.

“Venho sempre caminhar e no outono frequento mais ainda. Não há pressa de horário em vir mais cedo pelo forte calor ou pela incidência do sol, dá para aproveitar o dia melhor, com mais tempo”, diz. A aposentada Zulma de Luca, 74 anos, também opina que esta é a melhor estação do ano.