Parceria produtiva

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Governo do Estado anunciou ontem a parceria entre o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e a Operação Lei Seca neste fim de ano. A Operação Réveillon, que começa nesta sexta-feira e se estende até segunda, dia 1º de janeiro, contará com agentes atuando na capital, Região Metropolitana e interior, visando reprimir o uso de álcool entre motoristas e assim prevenir acidentes. Dez aparelhos chamados etilômetros, usados para verificação do nível de álcool no sangue, serão utilizados nas operações do BPRv. 

A associação é oportuna: como bem frisou o tenente-coronel Marco Andrade, coordenador da Operação Lei Seca, o uso do etilômetro pelo BPRv reforça ainda mais a necessidade de mudanças de hábitos, conscientizando sobre os perigos da mistura álcool e direção. 

“Estamos contribuindo com o suporte logístico para que o BPRv possa aumentar a fiscalização, juntamente com a Lei Seca, para que possamos evitar acidentes”, disse o coronel. 
Iniciada há oito anos, a Operação Lei Seca já tirou das ruas do Estado do Rio de Janeiro mais de 180 mil motoristas embriagados, segundo dados levantados pela coordenação. E o número de pessoas flagradas alcoolizadas ao volante caiu 43% desde 2009. 

A conscientização da importância de se evitar acidentes se propaga também através de ações educativas, como promove a própria Operação Lei Seca. Ações com participação de voluntários cadeirantes, vítimas de acidentes de trânsito, são exemplos vivos do risco que está na associação de bebida e direção.