Parque da Cidade recebe final de ParaBase

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

16 duplas participaram da 5ª etapa da competição

Foto: Lucas Benevides

A cidade de Niterói sediou pela primeira vez a Final do Campeonato Brasileiro de ParaBase, na manhã deste sábado (13). Unindo duas modalidades de voo livre, o parapente e o base jump, o evento aconteceu no Parque da Cidade, em São Francisco, e contou com a participação de 16 duplas. Após a decolagem, os competidores pousaram na Praia de Charitas, na marca oficial de pouso dos praticantes do esporte.

Esta foi a 5ª etapa da competição que já passou pelo município de Itaguaí, na região Metropolitana do Rio de Janeiro, e pela cidade de Santos, em São Paulo. Reunindo adeptos de diversos estados, a modalidade chegou ao Brasil há três anos e vem atraindo olhares por propor uma técnica diferente, em que o piloto do parapente decola em voo duplo junto ao praticante de base jump. A medida que os atletas vão se aproximando do objetivo, o basejumper se desconecta da cadeira e se projeta no ar, onde aciona o paraquedas e pousa em um pequeno alvo.

De acordo com o Vice-Presidente do Clube Oceânico de Voo Livre, Ciro Gomes, a escolha da cidade de Niterói para sediar o fim do campeonato oferece mais visibilidade para a prática do esporte no município que já conta com a oferta de voos livre há cerca de 20 anos.

"No quesito espaços estruturados para voos no Rio de Janeiro, Niterói está no topo da lista de opções, perdendo apenas para o bairro de São Conrado, na Zona Sul do Rio. O Parque da Cidade é um ambiente que fala por si só e atrai turistas de todo o mundo, mas agora os praticantes de paraBase tem mais um motivo para conhecer a cidade e se aventurar nesse céu que possui uma das mais lindas vistas do estado", disse.

O Engenheiro Simão Pimentel, 40 anos, foi um dos competidores que vieram de longe para a final da disputa. "Sou de Curitiba e desembarquei ontem no Rio de Janeiro. Costumo viajar pelo país para descobrir novos locais propícios para voo livre e Niterói é uma das cidades mais populares entre os praticantes do esporte. Hoje, no alto do Parque da Cidade, consigo entender o porquê esse local é tão famoso. Essa vista encanta qualquer competidor de paraBase", afirmou o participante.

Além dos competidores, o evento também atraiu amantes do esporte e curiosos que decidiram conferir os voos radicais praticados no alto do Parque da Cidade. A estudante Ana Maria Cortês, 27 anos, foi uma das visitantes que parou para assistir a competição e fazer registro das decolagens. "Sou louca para viver essa experiência, mas ainda não tive a oportunidade. Por enquanto fico aqui só contemplando essa vista e aplaudindo os competidores que estão dando um show para o público de Niterói", contou.

Na modalidade de base jump o vencedor da competição foi o atleta Marcell Craveiro e no parapente a vitória foi do atleta André Luiz da Silva