Parque Natural da Restinga comemora um ano em Macaé

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Parque Natural da Restinga do Barreto comemorou nesta semana um ano de fundação. O responsável pelo Parque do Barreto, o biólogo da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Henrique Abrahão Charles, ficou emocionado com o primeiro aniversário desse espaço. “Ter participado na organização de sua estrutura, criando brinquedos e atuando na sua ordenação e arranjo, de modo a ver sua transformação, me sensibiliza”, comenta.

Para a professora de ciências da escola Generino Teotônio de Luna, Rita Charles, o Parque do Barreto tem muita importância por produzir conhecimento. “Nossos alunos e alunas aprendem sobre o bioma de restinga, sua flora e fauna, a influência do mar, do solo arenoso e também usufruem de lazer”, aponta. 

Restinga - Este ecossistema de restinga caracteriza-se por ser um terreno arenoso, criado pela sedimentação de rios e depósitos marítimos, ao longo de milhares de anos, com forte influência do vento, do sal, do sol e das mudanças das marés. A área possui vegetação típica, com plantas muito resistentes às variações de temperatura e aridez do solo - com cactos, bromélias e pitangueiras. Esta vegetação, capaz de preservar as dunas, é fundamental para conter o avanço do mar e preservar a exuberante fauna local

Visitação - Aberto à visitação de escolas municipais, o parque oferece visita guiada. O agendamento para passeio pode ser feito pelo e-mail [email protected] As visitas guiadas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.