A Secretaria de Cultura de Maricá promove nesta quarta-feira (11), mais um dia de conversa sobre patrimônio histórico-cultural no Cinema Público Municipal Henfil, a partir das 14h. Neste segundo encontro, o debate gira em torno de “O Patrimônio Histórico do Leste da Guanabara”, com exposição fotográfica relacionada ao tema. Maricá, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito e Tanguá são os seis municípios que se englobam nessa região.
“Toda essa região tem uma história comum porque, antes de ser fundada a Vila Santa Maria de Maricá, em 1814, nós éramos um território muito maior, que ia até Cachoeira de Macacu, ia do Rio de Janeiro a Cabo Frio. Então, Maricá pertencia a um território gigantesco antes de ser desmembrada para se tornar vila. E daí essa nossa história comum com esses municípios vizinhos”, explica Renata Gama, da Coordenadoria de Patrimônio Histórico da secretaria.
Para a secretária de Cultura, Andréa Cunha, essa integração cultural com os municípios vizinhos é de extrema importância para a valorização da nossa história, das nossas memórias e, sobretudo, da nossa cultura.
Entre os convidados para a roda de discussões estão o professor Sérgio Linhares, do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac); o professor Werther Holzer, da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF); e David Antunes, presidente do Instituto Histórico Geográfico de Itaboraí, além de representantes de outros municípios e todas as pessoas interessadas, moradores das cidades, para enriquecer o debate.
Patrimônio histórico em debate no Cine Henfil
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura