Agentes da coordenadoria de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, em Cabo Frio, em conjunto com funcionários da Comsercaf, iniciaram nesta semana o cercamento e o plantio de ipomeias (planta nativa dos areais) na faixa de areia da Praia do Peró em todo o trecho urbano. Ficarão sem plantio apenas os acessos à praia.
As ipomeias são fixadoras de dunas, evitando que a areia da praia vá para o asfalto, e têm função importante na proteção da orla em caso de ressaca. Também estão sendo colocadas placas indicativas da recuperação da área, alertando para penalidades em caso de invasão de pessoas ou veículos.
Para o coordenador do Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, a ação é de fundamental importância para a total recuperação do bioma. “As ipomeias são o princípio do ecossistema, proporcionando a proteção da areia e abrigo para os animais e insetos. Recuperando a faixa de areia do trecho urbano, garantimos que os demais trechos possam continuar se desenvolvendo”, enfatizou.
Segundo o secretario de Desenvolvimento da Cidade, Cláudio Bastos, a ação é importante para conscientizar as pessoas e mostrar que o município está atento em relação à preservação ambiental.
“As placas indicam que estamos trabalhando e cuidando do nosso patrimônio ambiental. Estaremos sempre atentos e fiscalizando o local para garantir a preservação e desenvolvimento natural”, afirmou.
Praia do Peró recebe ação de cercamento e plantio
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura