Praias mais limpas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times



Vai dar mais praia em Niterói neste verão. Hoje, data oficial da chegada da estação no Brasil, os banhistas da cidade podem comemorar a melhoria nos índices de balneabilidade das praias que fazem parte da Enseada de Jurujuba. São Francisco, Charitas, Jurujuba, Adão e Eva apresentaram-se próprias para banho em mais de 60% do total de dias em que houve recolhimento de amostras este ano, entre janeiro e novembro. Há quatro anos, em 2013, o melhor índice de condições das águas foi de 27,8%.

O presente para os niteroienses, de acordo com os gestores do programa Enseada Limpa, é que as cinco praias alcancem condições ainda melhores em 2018. O objetivo da iniciativa, implantada pela Prefeitura de Niterói, é contribuir para a despoluição da Baía de Guanabara através da redução no lançamento de dejetos no mar.

Para isso, é incentivada, em parceria com a Clin, a coleta seletiva de lixo nas residências e escolas localizadas na região da enseada e está sendo acompanhado o trabalho feito pela empresa Águas de Niterói no combate ao lançamento irregular de esgotos. É um esforço que acaba mobilizando toda a cidade - poder público e cidadãos. 

A meta do projeto é ambiciosa: pretende, através de várias ações, transformar a Enseada de Jurujuba na primeira área da Baía de Guanabara totalmente despoluída, administrando sua bacia hidrográfica contribuinte, que abrange, além de São Francisco, Charitas e Jurujuba, as localidades de Cachoeira, Maceió e Largo da Batalha. 

É um sonho possível.