![]()
Rodrigo Neves afirmou que vai brigar pela linha 3 do metrô e pela ligação aquaviária de barcas de São Gonçalo para o Rio de Janeiro
Leonardo Simplício / Divulgação
Os prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste) lançaram, na tarde desta sexta-feira (1°), em São Gonçalo, o Plano de Desenvolvimento para a região para o período de 2018 a 2030.
Em ato realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil de São Gonçalo, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, presidente do Conleste, apresentou aos demais chefes do Executivo das outras 14 cidades integrantes do consórcio as bases e o cronograma das ações que vão orientar o crescimento e o desenvolvimento da região.
O plano apresentado leva em conta as vocações naturais e as necessidades locais de cada cidade, e considera as ações conjuntas em áreas comuns ou que impactam no desenvolvimento das próprias cidades e na área de influência dos municípios, como mobilidade, saúde e turismo, por exemplo.
O prefeito de Niterói antecipou alguns dos pontos que serão abordados em conjunto.
“Nosso objetivo aqui é começar uma coisa nova. A sociedade espera uma prática política diferente e inovadora, distinta da atual prática política. A grande agenda positiva do Rio de Janeiro será a agenda do Conleste. O lançamento desse plano faz a gente olhar mais à frente e vai permitir um diagnóstico preciso da região para prepararmos os investimentos, tratar dos problemas e reduzir as desigualdades dentro dessa região. Vamos brigar pela linha 3 do metrô, por ligação aquaviária de barcas de São Gonçalo para o Rio de Janeiro e pelos arranjos produtivos locais.”
Anfitrião do encontro, o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, ressaltou a necessidade de integração entre os prefeitos.
“São Gonçalo vem enfrentando muitas dificuldades, mas estamos aprendendo muito com o prefeito Rodrigo Neves. O importante do Conleste é a união. Vamos trabalhar juntos, seremos parceiros. Precisamos de um olhar de todos. Estou orgulhoso de poder participar e contribuir para esse planejamento estratégico”, disse Nanci.
Ao final do encontro, Rodrigo Neves fez uma avaliação da reunião.
“Vamos ter um Conleste mais organizado, mais forte. O importante é que esse plano seja um plano não dos prefeitos, mas da sociedade. O desenvolvimento do estado do Rio vai passar obrigatoriamente pela nossa região”.
Além dos prefeitos, estiveram presentes no lançamento do Plano de Desenvolvimento do Conleste deputados federais e estaduais, vereadores, empresários e representantes da sociedade civil. Os deputados federais anunciaram no encontro a formação de uma frente parlamentar do Conleste em Brasília.
Prefeitos lançam Plano do Conleste
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura