Prefeitura de SG não cumpria exigências dos bombeiros

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Pelo menos três secretarias do governo foram gravemente atingidas pelas chamas: Compras e Licitações, Desenvolvimento Urbano e Segurança Pública

Foto: Marcelo Feitosa

O Corpo de Bombeiros informou neste sábado que o prédio anexo da Prefeitura de São Gonçalo, no Centro, funcionava sem cumprir as exigências de segurança determinadas pela corporação. Na noite de sexta-feira, o anexo da sede do Executivo gonçalense pegou fogo. As chamas começaram a se propagar por volta das 21h20 e atingiram cinco secretarias municipais. Os bombeiros foram acionados por volta das 23h50. Não houve feridos. 

“A edificação citada está em processo de regularização, no que diz respeito à segurança contra incêndio e pânico, junto ao CBMERJ. Há um certificado de despacho, gerado pela Diretoria-Geral de Serviços Técnicos da corporação, solicitando retificação de alguns itens do projeto”, diz nota do Corpo de Bombeiros, cujas equipes dos quartéis de São Gonçalo e Niterói foram deslocadas para apagar as chamas.

Até a tarde deste sábado, a Defesa Civil ainda mantinha todo o prédio interditado para realização de perícia, que deve ficar pronta até esta terça-feira. Por enquanto, não se sabe a causa do incêndio. Pelo menos três secretarias do governo foram gravemente atingidas: Compras e Licitações, Desenvolvimento Urbano e Segurança Pública. Ainda não se conhecem os danos causados às secretarias de Planejamento e de Meio Ambiente. De acordo com o prefeito José Luiz Nanci, as circunstâncias do incêndio precisam ser investigadas pela polícia.

“Não havia ninguém durante o horário do fogo, o Executivo já havia encerrado o expediente. Ainda assim, esse incêndio precisa ser investigado, pois ocorreu em uma área onde funcionam várias secretarias, o coração da Prefeitura. Acredito que mais de 90% da documentação que estava no local foi perdida. Eram documentos operacionais, de compras e outros”, disse o prefeito.

Prefeitura Municipal de São Gonçalo

Foto: Marcelo Feitosa

As grandes labaredas assustaram muito os moradores vizinhos, como Ana Maria Costa Fonseca, moradora da Rua Salvatori, ao lado de onde ocorreu o incêndio. 

“Eu estava em casa, minha filha estava na rua e me avisou que a prefeitura estava pegando fogo. Foi um desespero total, todos os vizinhos saíram de casa com medo. Uma vizinha de 82 anos estava dormindo e teve que sair correndo. O fogo chegou a passar por cima do muro da nossa vila. Nunca vi isso, foi muito triste. Os agentes só liberaram a nossa entrada em casa 2h da manhã, por conta do risco”, disse a diarista de 37 anos.

O vereador e presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, Sandro Almeida (PSDB), alertou sobre a possibilidade de se tratar de um incêndio criminoso.

“Todos sabem que a fiação elétrica daquele prédio era muito antiga. É um problema crônico mesmo, as condições eram ruins. Já ouvi vários casos de sobrecarga na rede, mas não descarto um incêndio criminoso”, disse o parlamentar oposicionista.
?
Por nota, a Prefeitura de São Gonçalo informou que o incêndio teve proporções “catastróficas”, resultando em perda ainda incalculável dos documentos das referidas secretarias. Esclareceu também que, somente com os laudos da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da própria perícia policial existirão condições para que se avaliem as possíveis causas do incêndio.