Prefeitura investe na Engenhoca

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Prédio construído pela prefeitura chama a atenção pelo design moderno. Uma das inovações da Plataforma Digital será o uso da realidade virtual como instrumento de apoio didático

Fotos: Ricardo Cassiano/Prefeitura de Niterói

A Plataforma Urbana Digital da Engenhoca será inaugurada na próxima quarta-feira (11) pelo prefeito Rodrigo Neves. O novo equipamento da Prefeitura de Niterói na Zona Norte da cidade ficará aberto à visitação da população nos dois dias seguintes e será possível conhecer as instalações e usar computadores e simuladores sob a supervisão de instrutores. Na segunda-feira (16) começam os cursos gratuitos.

O prédio construído pela prefeitura chama a atenção pelo design moderno. O espaço interno foi ocupado tendo a funcionalidade como prioridade. Logo no hall de entrada se tem uma visão do salão que será usado para os cursos, em conceito aberto, permitindo total interação entre alunos e professores, com o uso de equipamentos de última geração.

Uma das inovações da Plataforma Digital será o uso da realidade virtual como instrumento de apoio didático. Para isso, o local contará com quatro equipamentos URV (Unidade de Realidade Virtual), que serão usados pelos alunos durante os cursos e em atividades de lazer.

Quem não conteve a ansiedade foi o estudante Igor Leandro de Souza Figueiredo, 17 anos, que visitou a Plataforma Digital ontem, com a mãe, a avó e a irmã mais nova, e acompanhou a montagem de parte dos equipamentos. Ele mora ali perto, na Travessa Oto, e estuda na Escola Manoel de Abreu, em Icaraí. O sonho dele é seguir carreira na Aeronáutica. Igor testou um dos equipamentos de realidade virtual e achou a experiência emocionante.

“Achei incrível isso aqui. O prédio é lindo, nunca vi nada igual. Minha mãe não conseguiu me matricular nas primeiras turmas, mas assim que tiver uma vaga espero começar o curso de informática básica e depois evoluir para outros cursos. Quero vir muito aqui”, disse empolgado.   

Nesse primeiro momento, foram disponibilizadas 270 vagas para oito capacitações gratuitas: Informática Básica I, Informática Básica I – Processamento de Textos, Introdução à Programação para Jovens, Introdução à Robótica com Lego, Introdução à Rede de Computadores, Desenvolvimento de Jogos: Módulo I, Fotografia e Inglês Básico. A lista de contemplados e datas de início das aulas estão disponíveis em: https://plataformadigital.niteroi.rj.gov.br.

Os contemplados devem comparecer à plataforma na data e horário de início do seu curso. Foi criada, ainda, uma lista de espera para cada turma. Os interessados que já manifestaram o desejo de participar de algum dos cursos serão notificados por e-mail quando novas vagas estiverem disponíveis.

Segundo o Censo Demográfico de 2010 do IBGE, a Engenhoca é o bairro que apresenta menor percentual de jovens entre 18 a 24 anos frequentando o ensino superior (11,3%). A aposta da Prefeitura de Niterói é no resgate da autoestima do bairro, através do equipamento de capacitação de jovens. A iniciativa da plataforma vem para contribuir com a agenda de ciência, tecnologia e formação profissional do município.