Procon Estadual descartou quase 200kg de alimentos impróprios ao consumo em Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Procon Estadual realizou nesta quinta-feira (03), em Niterói, uma ação de fiscalização solicitada pelo Ministério Público Estadual. Os fiscais vistoriaram 13 estabelecimentos dentro do Centro Comercial José Carreteiro, a Galeria do Peixe, no Centro, e dez deles foram autuados. Um mercado em Icaraí também foi alvo de vistoria e também foi autuado. Os fiscais descartaram 173kg e 656g de produtos impróprios ao consumo.

Somente no Soberano Carnes (Centro Comercial José Carreteiro) estavam vencidos 93kg de lagarto. Além disso, havia 37kg e 400g de diversos produtos bovinos no lado externo do estabelecimento em contato direto com o consumidor. Entre os problemas na estrutura do local, a câmara resfriada apresentava paredes e tendais com ferrugem. Além disso, havia buracos nos pisos e acúmulo de água na área do açougue, ralos não sifonados e sem tela de proteção e porta da câmara congelada com borracha de vedação solta e com pontos de ferrugem.

Já no RS Pescados (Centro Comercial José Carreteiro), 24kg e 800g de peixes foram descartados por estarem sendo expostos à venda no lado externo do estabelecimento, podendo ser manuseado diretamente pelo consumidor. O local também não contava com o cartaz informando sobre o Livro de Reclamações.

O mercado Pomar, localizado na Rua Tavares de Macedo, 193, em Icaraí, armazenava cerca de 8kg de cortes bovinos vencidos, além de 6kg de corte de acém bovino e 4kg e 500g de mocotó sem especificação de prazo de validade. Lá, os fiscais encontraram os seguintes problemas estruturais: lixeira sem pedal, equipamentos e utensílios enferrujados e caixas de papelão substituindo lixeiras nas áreas do balcão do açougue.

Lembrando que o consumidor que encontrar irregularidades em estabelecimentos comerciais localizados no Estado do Rio de Janeiro pode realizar sua denúncia pelo Disque 151 ou registrar reclamações em nossos postos de atendimento ou pelo site de reclamações www.procononline.rj.gov.br, caso a empresa em questão já esteja lá cadastrada. Saiba onde encontrar o posto de atendimento mais próximo no site www.procon.rj.gov.br.

Fonte: Procon RJ