Programa da prefeitura oferece aulas gratuitas em Itaboraí

Itaboraí
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Balé, música, teatro, parkour, skate, ping pong, caminhada e kickboxing. Essas são as atividades oferecidas pelo Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC), no núcleo e subnúcleo do bairro de Porto das Caixas, em Itaboraí. O PELC é uma parceria entre a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, com o Ministério do Esporte e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Além de Porto das Caixas, o programa acontece em mais nove bairros do município, com diferentes atividades educacionais, recreativas e esportivas, como, capoeira, dança, atletismo, vôlei, futsal, handebol, recreação, reforço, artesanato e outros.

Em Porto das Caixas, o PELC conta com aproximadamente 300 inscritos, com idade a partir dos quatro anos e sem idade limite. O programa também é voltado para portadores de necessidades especiais. As aulas de balé acontecem na Associação de Moradores de Porto das Caixas (núcleo do PELC), com 1h de duração durante duas vezes por semana, sendo as segundas e quintas-feiras, nos horários das 9h30 às 10h30 e das 10h30h às 11h30. A atividade conta com uma média de 80 alunas, de 4 a 14 anos. Mas também há vagas para meninos, que são necessários inclusive para muitos tipos de apresentações.

A professora das aulas de balé, Marcela Passos, é moradora de Porto das Caixas e agente social do PELC. Para ela, o objetivo principal das aulas não é formar bailarinas, e sim ensinar lições de respeito, coletividade, integração e outros. 

“Temos meninas de diversas idades e já estamos ensaiando para nossa primeira apresentação. E mesmo sem nunca ter tido a oportunidade de fazer aulas de balé, vejo muitas alunas com talento”, disse Marcela, grávida de 4 meses, ressaltando que sua filha de 8 anos também é sua aluna de balé.

Para a coordenadora do PELC em Porto das Caixas, Jéssica Hammerschlag, o programa além de oferecer uma comodidade, por ser em diversos bairros, consegue levar atividades esportivas e de lazer para os moradores, não importando a idade. “O programa consegue ainda tirar os jovens dos problemas de violência existentes na sociedade”, disse Jéssica.
Para se inscrever basta procurar um dos núcleos ou subnúcleos, com os seguintes documentos: original do RG, CPF e comprovante de residência. Menores de 18 anos deverão ir acompanhados do responsável.