![]()
A Escola Municipal Almirante Carlos Alfredo Soares Dutra oferece curso preparatório intensivo com aulas de Português e Matemática para concursos em escolas técnicas e militares.
Foto: Washington Araujo
Se para a maioria dos adolescentes o sábado é dia de descanso e lazer, para 45 alunos da Escola Municipal Almirante Carlos Alfredo Soares Dutra, em Alcântara, o final de semana é ideal para estudar, tirar as dúvidas e se dedicar aos livros. Eles participam do– que oferece curso preparatório intensivo com aulas de Português e Matemática para concursos em escolas técnicas e militares. Com 700 vagas destinadas a alunos do 9º ano da rede pública municipal, o projeto oferece a oportunidade de uma melhor preparação para prestar concursos em escolas militares e técnicas como o Núcleo Avançado de Educação em Tecnologia de Alimentos e Gestão de Cooperativismo (Nata) e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).
As aulas do curso intensivo acontecem aos sábados e são complementares ao que é ministrado diariamente em sala de aula em cinco escolas do município. A Prefeitura, através da secretaria de Educação, também efetua o pagamento da taxa de inscrição dos concursos e dá o transporte aos alunos que participarão das seleções, levando e buscando nos locais das provas.
“Todo sábado, das 8h ao meio-dia, esses alunos se reúnem para tirar dúvidas alternadamente de uma matéria ou de outra, conforme a turma. O projeto foi divulgado com antecedência e a iniciativa foi dos próprios alunos em formarem as turmas”, revelou Mônica Freitas, diretora adjunta da Escola Municipal Almirante, que possui 200 alunos matriculados no 9º ano.
As professoras realizam simulados para conferir o grau de capacidade das turmas e como incentivo os dez melhores avaliados bimestralmente são agraciados com medalhas e brindes oferecidos pela própria direção da escola.
“Se a prova fosse hoje, dez alunos já estariam aprovados em uma escola técnica”, destacou Mônica, explicando que as professoras buscam provas já aplicadas em concursos para diversas escolas técnicas para confeccionar o simulado. Até o final do ano, serão aplicados mais dois.
“O simulado serve também para que o professor possa avaliar a dificuldade do aluno e a partir daí, programar onde e como avançar até dezembro, quando acontecerão os concursos para as escolas técnicas”, disse.
Projeto De Olho no Futuro investe em cursos preparatórios para alunos do 9º ano
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura