Eis que dezembro já chegou, trazendo para os comerciantes a esperança de vendas melhores num período tão difícil da nossa economia. Para incontáveis empreendedores, principalmente os de menor porte, agora será tudo ou nada -- ou conseguem sair do vermelho, um pouco que seja, ou caminharão rapidamente para fechar de vez as portas. Em todo o país a situação está assim, com poucas variações.
Em Niterói os lojistas estão fazendo o que podem, dentro das limitações naturais de quem vem amargando seguidas quedas mensais de movimento. Até estão procurando investir em ornamentação, promoções e reforço de equipes, mas com muita cautela e pouca margem para ousar.
Outras medidas precisam ser tomadas. Uma delas já se tornou realidade: a prefeitura, elogiavelmente, acolheu pleito do Sindilojas no sentido de antecipar o sistema de vagas extras para estacionamento em trechos do Centro e de Icaraí. Como resultado, desde a última semana de novembro, e até 31 de dezembro, os dois bairros estarão contando com mais 370 vagas, facilitando o acesso do público consumidor aos estabelecimentos comerciais. Isto se traduz em mais e melhores vendas. Mais dinheiro circulando. Mais impostos recolhidos, e mais trabalhadores aumentando seus rendimentos.
Realmente temos, então, um avanço a comemorar. Porém, tirando isto, até o momento nada mais avançou em termos de reforços na prestação de serviços de limpeza, ordem urbana, iluminação pública, disciplina de trânsito e nem sequer uma modesta ornamentação de logradouros públicos. Isto é preocupante porque todos estes aspectos impactam diretamente no desempenho do comércio local.
A situação é ainda mais grave no longo trecho entre as Avenidas Amaral Peixoto e Feliciano Sodré, com muita sujeira, trechos mal iluminados e insuficientes ações de ordem e controle urbano. Isso tudo justo num dos trechos comerciais mais prejudicados pela crise econômica -- e, como se sabe, cenários tristonhos e decadentes são ambientações diametralmente opostas a boas vendas.
Nós do Sindilojas estamos com a expectativa de que esse quadro possa ser minimizado nos próximos dias, ao menos de uma forma emergencial, com uma atuação especial do poder público. Mas é preciso que isto ocorra o quanto antes, pois já estamos em contagem regressiva para as festas de final de ano. Trata-se de uma corrida contra o calendário, em prol de uma cidade mais próspera e feliz, proporcionando esperança de dias melhores para milhares de comerciantes e seus colaboradores.
Reforço necessário
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura