Reitoria da UFF está às escuras

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF), localizada na Rua Miguel de Frias, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, sofreu um corte no abastecimento de energia na noite da última terça-feira (12). Segundo a Concessionária Enel Distribuição Rio, a interrupção elétrica ocorreu devido a uma dívida que ultrapassa o valor de R$ 15 milhões. Na tarde de ontem, circularam informações nas redes sociais de que a reitoria não possui previsão para negociar a inadimplência, por falta de recursos que não foram repassados pelo Ministério da Educação (MEC).

Em nota, a concessionária informou que a decisão de interromper o abastecimento de energia da unidade foi tomada após a empresa tentar negociar o débito em várias ocasiões e não obter retorno da instituição. 

De acordo com o MEC, toda a verba disponível para o orçamento de custeio das universidades federais do país já foram liberadas e o fluxo de repasses financeiros estão sendo realizados sem atrasos. Ainda segundo o órgão, o valor disponibilizado para a UFF é R$ 193 milhões, conforme estabelece a Lei Orçamentária Anual (LOA).

O MEC também esclareceu que o montante é destinado para a manutenção das instalações como serviços de limpeza, vigilância, contas de água, luz e outras atividades essenciais. Portanto, após o repasse, o Ministério não possui qualquer influência sobre os processos de pagamentos que estão a cargo das universidades vinculadas.

Até o fechamento desta edição, a assessoria de imprensa da Universidade Federal Fluminense (UFF) não se posicionou sobre o caso. 

Funcionários da unidade, que tiveram suas atividades prejudicadas com a falta de energia elétrica, tentam seguir com a rotina de trabalho apesar da dificuldade.