RJ-104: buracos no asfalto e ferrugem nas passarelas

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No trecho da rodovia em Maria Paula são muitos os buracos na estrada que colocam em risco motoristas. Pedestres temem que passarela venha abaixo

Foto: Marcelo Feitosa

Alvo de constantes reclamações, a Rodovia RJ-104 apresenta buracos por toda a sua extensão e problemas estruturais em suas passarelas. Pedestres temem, inclusive, que uma delas possa despencar devido à falta de manutenção. Apesar do estado precário, a RJ-104 ficou de fora da licitação para concessão de rodovias estaduais divulgada pelo governo do estado na última semana. 

A passarela, que segundo pedestres pode vir abaixo a qualquer momento, fica no trecho de Maria Paula, na altura do Km 5, e foi construída sobre um córrego. A coluna de sustentação encontra-se em terra, que está sendo levada pelas águas do rio. Para os moradores, se a base de concreto ceder, pode causar um grave acidente. 

“Caso o córrego encha ou até mesmo com a chuva, a terra pode deslizar e levar essa sustentação. Um dos blocos de travessia já tem buracos e aparenta estar abrindo um vão na estrutura. Temos medo de cair a qualquer segundo. Mas ou atravessa em cima e corre risco de cair, ou atravessa embaixo e é atropelado”, argumenta o eletricista Jorge Silva, 52 anos, morador da região.

As grades de proteção estão quebradas e enferrujadas. Quem passa pela passarela tem medo de se machucar. Durante a travessia, o pedestre se depara com blocos de sustentação separados por um vão. 

Um problema no esgoto da região há alguns anos tem contribuído para o surgimento de novos buracos no trecho da estrada. 

“O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e a prefeitura não se acertam sobre a responsabilidade pelo esgoto. As equipes consertam, os canos estragam de novo e o esgoto fica correndo pela rua. Os buracos são fundos, e por conta da água eles ficam encobertos. Já foram tantos acidentes…”, comenta o aposentado Carlos Alberto Bastos, de 75 anos, que mora há 50 anos no bairro, na beira da RJ-104.

Concessão – Na última quarta-feira (11), o Governo do Estado lançou edital de chamamento público para empresas interessadas na concessão de rodovias estaduais. Porém, a RJ-104, uma das mais utilizadas por motoristas que saem de Niterói no sentido São Gonçalo e Região dos Lagos, ficou de fora da licitação. Segundo o governo, a RJ-106, que liga são Gonçalo a Macaé, foi a escolhida neste primeiro momento por abranger mais bairros dos municípios da Região Metropolitana. 

Motoristas que trafegam pela estrada lamentam o estado de abandono. O funcionário público Anderson Dias, 40 anos, avalia que o Estado abandonou sua responsabilidade quando privatizou o problema para ganhar duas vezes: com impostos e a concessão. 

“Moro em Alcântara e trabalho no Centro do Rio. Passo pela rodovia de manhã e de noite, nos horários mais perigosos. Já passei pelo local no meio de arrastão, já vi acidentes. Tudo por conta de precariedade na manutenção. Não tem iluminação, o asfalto está todo quebrado, a vegetação descontrolada. Tudo propício”, lamenta. 

O DER, responsável pela administração da rodovia, informou que está fazendo obras de manutenção na estrada desde o início de fevereiro e que, a princípio, o serviço de tapa-buracos está sendo priorizado para evitar acidentes. Os demais serviços serão feitos posteriormente. Quanto às passarelas, o órgão divulgou que está fazendo um levantamento do que é necessário em cada uma para, em seguida, ser realizada uma licitação para a execução do trabalho. Já sobre o esgoto, o departamento disse que entrará em contato com a prefeitura local para sanar o problema. 

Questionado sobre a escolha, o governo do estado respondeu que no momento não há previsão para que a RJ-104 seja incluída na concessão e que as rodovias a serem contempladas foram identificadas pelo Plano Estadual de Logística de Carga (PELC). Segundo nota, o estudo foi elaborado com recursos do Banco Mundial e avaliou o tráfego dos veículos, estado da pavimentação e sinalização das rodovias, o que indicou quais rodovias eram passíveis de concessão e, numa primeira fase, não incluiu a RJ-104.

Usando o mesmo estudo, ainda de acordo com o estado, serão analisadas as perspectivas para outras rodovias do Estado, no entanto, o processo das rodovias já divulgadas será concluído antes de novas definições relativas a outras rodovias. O Estado também não divulgou quantos interessados já procuraram o edital de concessão das rodovias.